Casas que Brad Pitt ergueu estão a degradar-se

Após a passagem do furacão Katrina em 2005, o ator norte-americano contribuiu para a criação de um bairro residencial com 150 casas. Dessas, cerca de trinta apresentam agora sinais de degradação.

O jornal El País noticiou ontem que "um dos projetos mais queridos de Brad Pitt fracassou". As casas ecológicas que o ator ajudou a construir em Lower Ninth Ward, Nova Orleães, através da sua fundação, a Make It Right, em colaboração com a Global Green USA, estão a ser afetadas por problemas de humidade.

Alguns críticos salientaram que o ator "é um filantropo, mas não um arquiteto". Contudo, treze empresas de arquitetura foram convocadas para ajudar na construção das referidas casas.

De acordo com a WDSU News, na base dos problemas estará a madeira com que as construções foram feitas. Aparentemente, esta não tolera a humidade, quando a técnica inovadora utilizada nas estruturas deveria garantir-lhes quarenta anos sem problemas de degradação. Em vez disso, o mofo apoderou-se dos telhados, escadas e outras partes das casas.

Um porta-voz da Make It Right veio a público afirmar que a fundação pretende levar o assunto a tribunal. Segundo o mesmo, a empresa que forneceu o material para as construções não foi honesta. Por sua vez, os responsáveis pelo material e pela construção defendem-se afirmando que aquela zona é particularmente humidade.

Para remediar os problemas, e enquanto as medidas legais não são tomadas, a madeira está a ser substituída pela que deveria ter sido utilizada em primeiro lugar, com recurso aos fundos da Make It Right.

Até ao momento, Brad Pitt ainda não prestou declarações.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG