'Anonymous' ataca base de dados de empresa de segurança

O grupo de hackers auto-denominado 'Anonymous' anunciou no domingo ter acedido a inúmeros e-mails e informações sobre cartões de crédito de clientes da empresa de segurança norte-americana Stratfor e prometeu novos ataques informáticos.

O movimento publicou na rede social Twitter o que disse ser a lista privada de clientes da Stratfor, que inclui o Departamento da Defesa norte-americano, o Exército, a Força Aérea e empresas do ramo tecnológico como a Apple ou a Microsoft. Os piratas informáticos publicaram também imagens de recibos de doações feitas em nome de alguns clientes da empresa, usando os dados dos seus cartões de crédito.

A correspondência eletrónica a que o grupo acedeu totalizará mais de 200 gigabytes. Uma parte dos dados começou já a ser divulgada na Internet. Os piratas informáticos afirmaram que um dos motivos pelos quais conseguiram roubar dados da Stratfor se prende com a não encriptação (conversão ou transmissão de dados em código) da informação, o que será um embaraço para uma empresa que fornece análises políticas, económicas e militares para ajudar os clientes a reduzir riscos de segurança.

Num e-mail aos clientes, a que a agência Associated Press teve acesso, a Stratfor afirma que suspendeu o correio eletrónico e os seus servidores. Numa mensagem posterior, informou que a lista divulgada incluía "membros que tinham adquirido" as suas publicações e não "indivíduos ou entidades com uma relação" com a firma.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG