20 milhões de abelhas à solta em estrada dos EUA

Cerca de 20 milhões de abelhas foram libertadas quando se virou um camião que as transportava, tendo as autoridades recomendado aos automobilistas, ao longo de quarta-feira, para viajarem na zona sem paragens e com as janelas fechadas.

O acidente deu-se em Newark, no estado de Delaware, na noite de terça para quarta-feira, quando o camião que transportava mais de 450 colmeias fazia a viagem da Florida, a sudeste dos Estados Unidos, para o Maine, a nordeste.

O porta-voz da polícia de Delaware, Paul Shavack, disse ao diário "Delawareonline" que o condutor, Adolpho Guerra, sofreu quase uma centena de picadas e que teve de ser hospitalizado, bem como dois acompanhantes, embora os três estejam fora de perigo.

A polícia indicou que os agentes não puderam aproximar-se do camião durante toda a noite e que na quarta-feira estiveram a tentar dispersar as abelhas com água.

O porta-voz explicou que não havia outra maneira de controlar as abelhas e que a água as dispersava.

O estado de Delaware tem um "procedimento de eliminação de enxames de abelhas", um protocolo preparado para eventualidades como esta, o que permitiu que os especialistas em abelhas fossem contactados rapidamente.

Nos 14 anos que leva, disse Shavack, esta foi a primeira vez que se acionou o procedimento.

A estrada onde se deu o incidente é a principal que atravessa a costa este dos Estados Unidos, da Florida ao Maine, e a fuga das abelhas deu-se numa zona de ligação com as cidades de Washington, Filadélfia e Nova Iorque.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG