19 mortos e seis desaparecidos provocado pelo 'Isaac'

Pelo menos 19 pessoas morreram e seis estão desaparecidas no Haiti após a passagem, no sábado, da tempestade tropical 'Isaac', que continua a avançar no golfo do México, refere um balanço da proteção civil hoje divulgado. Um anterior balanço estabelecido no domingo referia-se a sete mortos.

"Estamos a recolher os números de forma progressiva. Não possuímos meios tecnológicos para uma recolha rápida dos dados e existem regiões que ainda não contactámos devido a problemas de comunicações", referiu à agência noticiosa AFP Alta Jean-Baptiste, diretora da proteção civil haitiana.

A tempestade destruiu 335 casas e provocou prejuízos em mais 2.346. Cerca de 15.000 pessoas foram retiradas, precisou a proteção civil.

A passagem do 'Isaac' pelo Haiti suscitou inquietações acrescidas pelo facto de a reconstrução do país após o violento sismo de 2010, que provocou mais de 250.000 mortos, estar longe de concluída, com 40.000 pessoas ainda instaladas em campos de deslocados.

Após ter começado a flagelar o estado norte-americano da Florida, a tempestade tropical "Isaac" dirige-se agora para o estado de Louisiana, outra zona sensível e ainda marcada pelo furação "Katrina" de 29 de agosto de 2005, o mais mortífero e dispendioso da história dos Estados Unidos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG