EUA dão obra de arte ao Irão como "presente especial"

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, recebeu hoje um objeto de arte persa com 2.700 anos dado pelo Governo norte-americano como um "presente especial" aos iranianos, noticiaram os 'media' locais.

"Os norte-americanos contactaram-nos na quinta-feira para nos dizer que tinham um presente para nós", relatou Rohani à imprensa, à sua chegada ao aeroporto de Teerão, segundo a agência de notícias Ilna.

Tratava-se de uma taça de prata persa datada do século VII, em forma de grifo alado, uma criatura lendária com cabeça de águia e corpo de leão, de valor estimado em mais de um milhão de dólares.

"Eles entregaram-na como um presente especial à nação iraniana", explicou Rohani.

A taça, pilhada de uma gruta no Irão, tinha sido apreendida pelas autoridades alfandegárias norte-americanas em 2003, quando um negociante de arte tentava fazê-la entrar nos Estados Unidos, segundo o departamento de Estado norte-americano.

"Esperamos que este gesto represente o início do regresso de outros objetos de arte", declarou Mohammad Ali Najafi, responsável de uma organização sobre a herança iraniana que acompanhou Rohani a Nova Iorque.

Esta viagem ficou marcada por uma conversa telefónica histórica entre Rohani e o Presidente norte-americano, Barack Obama, a primeira a este nível entre iranianos e norte-americanos desde a Revolução Islâmica de 1979.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG