SADC defendem "concertação regional" contra pirataria

Os comandantes-gerais da polícia dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) defendem uma acção concertada contra o risco de recrudescimento da pirataria, que "pode perturbar toda a região", indicou hoje a polícia moçambicana.

A 27 de Dezembro último, um navio pesqueiro moçambicano foi sequestrado por piratas supostamente da Somália, com 24 tripulantes, incluindo 19 moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis. Mais de um mês depois, ainda não são publicamente conhecidas notícias sobre a situação dos tripulantes e da embarcação, nem informações sobre um eventual pedido de resgate. O incidente é visto como um sinal de que os piratas somalis alargaram o seu raio de acção para o sul do Oceano Índico por estarem a ser acossados por uma força multinacional naval na região do Corno de África, onde haviam inicialmente confinado as suas atividades.

Preocupados com a situação, os responsáveis da polícia moçambicana comunicaram aos seus parceiros da SADC, numa reunião na capital da Zâmbia, Lusaca, sobre o incidente, tendo recebido em troca garantias "de uma ação concertada ao nível regional", disse hoje à imprensa o porta-voz da polícia moçambicana, Pedro Cossa. "A questão da pirataria nas águas dos países costeiros da SADC inquieta a todos. É uma preocupação regional e para o seu combate exige-se uma ação concertada e regional", disse o porta-voz.

Questionado sobre a possibilidade de as forças da SADC realizarem patrulhas navais conjuntas, como tem acontecido no combate a outros tipos de crimes, principalmente no roubo de viaturas, o porta-voz da polícia moçambicana assegurou apenas que os comandantes da polícia da SADC acordaram na necessidade de ações operativas conjuntas, mas não entrou em pormenor sobre o conteúdo dessa decisão. "No encontro de Lusaca, defendeu-se a concertação de esforços, perspetivas e algumas ações operativas, para o combate à pirataria", referiu o porta-voz da polícia moçambicana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG