Mugabe vai gastar cerca de 800 mil euros no aniversário

No Zimbabwe, a comida está a acabar, as escolas carecem de livros e a febre tifóide propaga-se. Mas o presidente Robert Mugabe prepara-se para gastar cerca de uma milhão de dólares (766 mil euros) na festa do seu 88:º aniversário.

Ao tornarem-se conhecidos os detalhes da festa de Mugabe, muitos desabafaram em tom insultuoso "Let Them Eat Cake (deixem-nos comer bolo)". E a verdade é que o presidente do Zimbábue prepara-se para apagar 88 velas num bolo gigante.

A luxuosa festa dedicada ao líder africano está a ser organizada por um grupo de jovens do seu partido Zanu-PF, conhecidos como o "Movimento 21 de fevereiro".

Segundo o jornal espanhol The Guardian, três workshops de culinária, um concerto musical com os melhores artistas do Zimbabwe, um "Miss 21 Movimento" - concurso de beleza - e um torneio de futebol apelidado de "Bob 88 Super Cup", estão agendados para o grande evento que se celebra na próxima semana.

Durante dois meses, apoiantes de todo o país angariaram fundos para a festa de aniversário que irá realizar-se em Mutare. Existem rumores de que irão ser gastos cerca de um milhão de dólares, tanto quanto custou a conferência de três dia da Zanu-PF realizada em dezembro passado.

Mas nem todos estão a comemorar o aniversário do presidente. A generosidade de muitos está ser bastante criticada pelo Movimento para a Mudança Democrática (MDC), que vive constantemente em fricção com a Zanu-PF.

"É um total desperdício de dinheiro dos contribuintes e típico da postura da Zanu-PF", disse Douglas Mwonzora, um porta-voz do MDC, adiantando: "Estamos perante uma situação de escassez de alimentos em algumas partes do país. E enquanto isso, eles estão a gastar um milhão de dólares para festejar o aniversário do presidente"

"O dinheiro poderia ser gasto em alimentação e livros. Mugabe está totalmente fora da realidade. Ele tem um ego inchado e acha que os zimbabuanos não se importam como o que está a fazer", frisa Douglas Mwonzora. O porta-voz aproveita para comparar o que se está a passar no seu país com outros. "Acho que ele (Mugabe) é o único presidente no mundo que gasta tanto dinheiro no seu aniversário. Não me parece que o presidente Barack Obama ou o primeiro-ministro David Cameron o façam. Mugabe é o presidente de um país africano pobre e a sua atitude deve ser condenada."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG