Guebuza aguarda "pacientemente" encontro com Dhlakama

O porta-voz do Presidente moçambicano disse hoje que Armando Guebuza, aguarda "pacientemente" pela resposta do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ao seu convite para um encontro visando discutir a tensão militar no país.

Em declarações à imprensa, Edson Macuácua reiterou a disponibilidade de Armando Guebuza para um encontro com Afonso Dhlakama, na sequência da não realização do encontro que a presidência moçambicana havia solicitado para hoje.

"O chefe de Estado ainda não recebeu a resposta por parte do dirigente da Renamo. Contudo, apesar disso, continua à espera, continua pacientemente disponível para o encontro com o dirigente da Renamo", disse Edson Macuácua.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, já havia afirmado em conferência de imprensa que Afonso Dhlakama não participaria no encontro, por alegada falta de segurança.

Afonso Dhlakama não é visto em público desde 21 de outubro, depois de ter fugido do acampamento onde vivia há mais de um ano, no centro de Moçambique, durante uma ofensiva do exército moçambicano, que ocupou o local.

Moçambique vive sob a ameaça de uma nova guerra, devido a confrontos entre o exército e homens armados da Renamo no centro do país, por causa do diferendo entre o movimento e o governo em torno da legislação eleitoral.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG