Dilma promete empenho brasileiro para acordo com UE

A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que o Brasil "vai empenhar-se" nas negociações para um acordo entre o Mercosul e a União Europeia quando assumir a presidência rotativa no bloco sul-americano, no próximo semestre.

"Como presidente temporária do Mercosul, no próximo semestre, o Brasil vai-se empenhar nas negociações para a conclusão de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia", afirmou Dilma Rousseff depois de um encontro com o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen.

A líder brasileira demonstrou preocupação com a situação dos países europeus e desejou que o continente encontre o "caminho do crescimento económico".

"Faço votos de que aquele continente [Europa] encontre o caminho do crescimento económico, fundamental para o bem-estar dos povos europeus, e também para evitar que as repercussões negativas da crise prejudiquem os esforços de desenvolvimento de outras regiões do mundo", ponderou.

Brasil e Finlândia comprometeram-se no encontro de hoje a trabalhar para aumentar o fluxo de comércio e investimentos entre os dois países, cujo volume comercializado no ano passado atingiu o recorde histórico de 1,47 mil milhões de dólares.

Para a presidente brasileira, no entanto, este valor pode ser aumentado, especialmente com parcerias empresariais que acrescentem valor aos produtos brasileiros em termos de tecnologia.

A missão finlandesa negociou ainda o aumento no fluxo de professores brasileiros para as suas universidades, muitas das quais já possuem acordos de cooperação científica e tecnológica com instituições brasileiras.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG