10 setembro 2009 às 12h04

PR inaugura ponte sobre o Rio Catumbela

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou hoje a nova ponte sobre o Rio Catumbela, construída pelo consórcio Soares da Costa/Mota-Engil, que vai ligar as cidades do Lobito e Benguela.


LUSA

José Eduardo dos Santos deslocou-se a Benguela para inaugurar a nova infra-estrutura, que teve um custo de 27 milhões de euros.

A inauguração da ponte, baptizada 4 de Abril, alusiva à data da assinatura dos acordos de paz de 2002, após o fim da guerra em Angola, decorreu na presença de milhares de pessoas.

O Presidente angolano não usou da palavra durante a cerimónia.

O director-geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) informou que a ponte 4 de Abril tem um comprimento de 438 metros, englobando dois viadutos de acesso e a plataforma sobre o rio, com 170 metros, contando ainda com duas faixas de rodagem em cada direcção e um passadiço para peões.

Joaquim Sebastião considerou a obra como "de grande importância na rede fundamental de estradas do país" porque permite a ligação sem entraves entre várias províncias do país, como sejam Luanda, Benguela, Huambo e ainda as do sul, como Huila e Namibe.

A conclusão da empreitada, que se realiza sobre o rio Catumbela era há vários anos esperada e vai facilitar o tráfego rodoviário entre Benguela e Lobito e tinha a sua inauguração prevista para 01 de Julho, altura em que ficou concluída.

A construção da ponte teve início em Maio de 2007, envolvendo uma mão-de-obra de 400 trabalhadores entre angolanos e estrangeiros.

Em declarações aos jornalistas, Rita Monteiro, do Instituto de Soldadura e Qualidade de Portugal, entidade fiscalizadora da obra, considerou que foram cumpridas todas as etapas de construção previstas com a qualidade exigida.

Para testar a segurança da ponte, a empresa procedeu à colocação de 18 camiões, com 30 toneladas cada um, em cima da estrutura.

Para Luís Parreirão, administrador da construtora Mota/Engil, a conclusão da ponte constitui um "marco histórico" para as duas empresas portuguesas.

"É um grande orgulho para todos nós", sublinhou Parreirão.

Tópicos: Globo, CPLP