"Chiquitita" dos Abba doa dinheiro a crianças

A UNICEF da Suécia e o ABBA The Museum iniciaram uma nova colaboração, a longo prazo, da música "Chiquitita" que apoia crianças em todo o mundo.

Os Abba, banda sueca que se tornou num ícone pop da música, vão doar lucros à UNICEF sempre que visualizarem ou fizerem o download do êxito de 1979, "Chiquitita".

A colaboração envolve uma série de atividades no museu e inclui o lançamento do Press Play To Give. Uma iniciativa que permite, de forma simplificada, ver o vídeo e assim fazer a doação. Basta ouvir a canção nas plataformas como o Youtube, Spotify e itunes. Depois disso, desencadeia-se uma doação direta dos Abba para vários projetos de caridade.

"A nossa nova iniciativa tem como objetivo fazer a doação fácil, ao espalhar a palavra sobre os direitos das crianças. Incentivar mais pessoas a ouvir e assim, doar", diz Véronique Lönnerblad, Diretor Executivo da UNICEFna Suécia.

Esta iniciativa prolonga-se até 2019, ano em que a canção celebra o seu 40.º aniversário.

Björn Ulvaeus, um dos membros dos ABBA, acredita que o mundo irá ficará melhor se "as raparigas e mulheres jovens" tiverem "educação, poder e independência". "Chiquitita, nome que significa menina pequena em espanhol, é um símbolo para todas as jovens e mulheres no mundo que têm o seu lugar certo negado", acrescenta Ulvaeus.

Partes do estúdio, onde foi gravada o tema original "Chiquitita", foram reconstruídos no Abba the Museum, com objetos originais e instrumentos da época. A cada ano, artistas de renome serão convidados pelo museu ao estúdio Polar para gravar sua versão de " Chiquitita ", de modo a atingir um novo público. Os lucros das novas versões da canção desses artistas vão também para a UNICEF.

O primeiro artista a interpretar a versão da "Chiquitita" é Laleh, que aceitou o desafio para cantar na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque hoje. Data que marca o 25.º aniversário da Convenção sobre os direitos das Crianças.

Agnetha Faltskog, cantora dos Abba que cantou a versão original do tema, disse que Laleh fez uma versão nova de "Chiquitita" através da sua voz característica que "expressa imensas nuances diferentes de alegria e tristeza".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG