Banksy apoia Síria no terceiro aniversário do conflito

O artista britânico Banksy reformulou uma das suas obras mais conhecidas para marcar o terceiro aniversário do conflito na Síria.

A obra reformulada, Baloon Girl, é a imagem de uma menina que larga um balão vermelho. A nova "Menina do Balão", que se baseia no graffitti desenhado em 2002, em Londres, será projetada hoje, dia 13, em vários locais de destaque internacionais, como a Torre Eiffel, em Paris, e a Coluna de Nelson, em Londres.

No site de Banksy, para além da imagem da nova Baloon Girl, pode ver-se um comunicado onde o artista presta homenagem às 15 crianças detidas por fazerem graffittis pró-democracia cuja detenção e tortura desencadearam os primeiros protestos contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011.

A nova obra pretende promover a #withsyria, uma campanha de apoio às vítimas do conflito na Síria. Os protestos que se seguiram à detenção dos jovens transformaram-se numa "guerra civil que desalojou 9,3 milhões de pessoas das suas casas", escreve o artista no site.

Hoje a obra de Banksy vai ser recreada globalmente, com lançamentos de balões vermelhos em praças de todo o mundo de forma a não deixar passar em branco o terceiro aniversário do conflito. As celebrações terão início na Trafalgar Square, em Londres, a partir das 18:00.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG