Aznar: a arma secreta do PP para as eleições que ameaçam mudar Espanha

Históricos do partido no poder querem ex-primeiro-ministro espanhol na campanha para as eleições autonómicas e municipais de maio. Esperanza Aguirre é uma dessas pessoas.

A situação do Partido Popular está a chegar ao limite e para evitar um novo desastre eleitoral vai pedir apoio ao seu presidente honorário, José Maria Aznar. O ex-primeiro-ministro espanhol vai entrar na campanha das próximas eleições autonómicas e municipais para ajudar o partido a ganhar. "Ele foi chamado pelos históricos do PP, como Esperanza Aguirre ou Pedro Sanz", explicou ao DN uma fonte do seu círculo mais próximo. "A situação é tão complicada que precisam da sua ajuda", sublinha. O efeito Aznar é ainda tão forte que "pode obter muitos votos", sobretudo dos eleitores ideológicos, desiludidos com o PP, que hesitam entre não votar nas próximas eleições ou dar a sua confiança a outro partido, como o Ciudadanos.

A relação entre Aznar e o seu partido não passa pelo melhor momento. O ex -chefe do governo tem estado muito afastado da primeira linha da política e concentrado no seu trabalho na FAES, a fundação que impulsionou depois de deixar o poder em 2004. Tensa é também a relação com o seu sucessor, Mariano Rajoy, que escolheu para ocupar o seu lugar.

Leia mais no epaper ou na edição impressa do DN

Exclusivos