Xi Jinping e Li Keqiang são nucleo da nova liderança

O vice-presidente chinês, Xi Jinping, e o "número dois" do Governo, Li Keqiang, foram os primeiros nomes do novo Comité Central do Partido Comunista (PCC) anunciados hoje, confirmando-os como o núcleo da próxima liderança.

O novo Comité Central foi eleito hoje de manhã (hora local), por voto secreto, na sessão de encerramento do 18º Congresso do PCC.

Cerca de 2.300 delegados e "convidados especiais", entre os quais o ex-presidente Jiang Zemin e dezenas de outros antigos líderes, participaram na votação.

O Comité Central, constituído por cerca de 370 elementos (efetivos e suplentes), vai escolher na próxima quinta-feira os 25 membros do Polibturo e o respetivo Comité Permanente, a cúpula do poder na China.

Xi Jinping deverá substituir o presidente Hu Jintao na chefia do partido e Li Keqiang é apontado como o proximo primeiro-ministro.

Os outros oito nomes do novo Comité Central já divulgados, entre os quais Wang Qishan (vice-primeiro-ministro) e Wang Yang (primeiro secretário do PCC na província de Guangdong), são também os mais falados para o Comité Permanente do Politburo.

A lista inclui uma mulher, a conselheira de Estado Liu Yandong, e os líderes do PCC em Xangai e Chongqing, Yu Zhengsheng, e Zhang Dejiang, respetivamente.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG