Rússia abaterá foguetão norte-coreano se sair do trajeto

O Sistema de Controlo do Espaço da Rússia irá acompanhar o lançamento do foguetão norte-coreano que será abatido se se afastar da trajetória, na direção do território russo, declarou fonte militar oficial citada pela agência Interfax.

"O sistema de prevenção de ataques de mísseis e o sistema de controlo do Espaço irão acompanhar e seguir o lançamento do foguetão Via Látea-3 durante todo o voo, até se separar do aparelho espacial (satélite)", precisou o Estado Maior das FA da Rússia.

Segundo a fonte, o lançamento está a provocar a atenção máxima dos militares russos porque a trajetória do voo do foguetão pode passar perto do território da Rússia e, em caso de desvio, poderá cair nas Ilhas Curilhas.

"Os meios técnicos que estão à disposição do Sistema de Controlo do Espaço permitem determinar os parâmetros da órbita do aparelho espacial e, por conseguinte, as suas características e tarefas", concluiu a fonte da Interfax.

A Coreia do Norte anunciou, no mês passado, que iria lançar um satélite de comunicações usando um foguete de três fases, durante as celebrações do 100.º aniversário do fundador da nação, Kim Il-sung. O lançamento deverá ter lugar entre 12 e 16 de Abril.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG