Nova direção do PC Chinês anunciada quinta-feira

A nova direção chinesa resultante do 18º congresso do Partido Comunista (PCC) será anunciada na quinta-feira, anunciou hoje a força política no poder na China.

Responsáveis do PCC encarregados da cobertura mediática do congresso confirmaram a data do acontecimento, que deverá incluir o aparecimento de Xi Jinping, sucessor do Presidente Hu Jintao, e da nova equipa da liderança do país, em direto nas câmaras.

Os novos dirigentes chineses vão "encontrar-se com a imprensa", asseguraram os responsáveis sem precisar se se submeterão desta vez ao "jogo" de perguntas e respostas, tradicionalmente proibido.

Os 2.270 delegados do partido único chinês estão reunidos em congresso em Pequim desde quinta-feira da semana passada no Palácio do Povo, na praça Tiananmen. Os congressos do PCC realizam-se de cinco em cinco anos.

O 18.º congresso em curso deve pôr fim ao mandato do Presidente Hu Jintao, eleito em 2002 e posteriormente em 2007, para o cargo de secretário-geral do PCC.

A designação para o cargo de secretário-geral é seguida pela de chefe de Estado durante a sessão da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), que ocorre em março do ano seguinte.

O atual vice-Presidente Xi Jinping, de 59 anos, delfim designado por Hu Jintao, deverá assim fazer a sua primeira aparição publica na qualidade de novo número um chinês.

Com Xi deverá ser apresentada a nova equipa dirigente, formada por sete ou nove membros, que formam o comité permanente do Gabinete político do PCC.

O acontecimento também deverá incluir a apresentação do futuro primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que substituirá em março próximo o atual chefe do governo, Wen Jiabao.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG