Fauna e flora substituem Rainha nas novas notas

Imagens da flora e fauna vão substituir a tradicional imagem da rainha Isabel II nas novas notas apresentadas pelas autoridades das ilhas Fiji, informou hoje a imprensa local.

As notas multicoloridas com peixes e flores exóticas deverão entrar em circulação em janeiro, estando previsto para o final do próximo ano o fim do uso legal da divisa com a imagem da rainha britânica.

Apesar disso, as moedas com a imagem real de Isabel II continuarão a circular a par das novas cunhadas com iguanas, peixes coelhos e outras variedades de animais e plantas daquela nação do Pacífico Sul.

O Presidente das ilhas Fiji, Ratu Epeli Nailatikau, disse durante a apresentação das novas notas, na quarta-feira, que a mudança constitui um momento histórico na nação insular, que se tornou independente do Reino Unido em 1970 e foi declarada República em 1987, após um golpe de Estado.

Nailatikau agradeceu à monarquia britânica por permitir às Fiji utilizar a sua imagem nas notas e expressou "alguma tristeza" pela mudança, mas ressalvou que é um passo necessário com a entrada do país numa "nova era".

As ilhas Fiji têm cerca de 800.000 habitantes.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG