Ancara ataca posições do PKK

Caças turcos bombardearam posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste da Turquia. Este ataque é o primeiro desde que Ancara e o PKK iniciaram o processo de paz em 2012.

O primeiro ataque de caças turcos contra bases do PKK desde o início do processo de paz acontece quando aumenta a ira dos curdos da Turquia contra o Governo de Ancara por se manter inativo face aos jihadistas que tentam conquistar a cidade vizinha de Kobane.

Na semana passada, várias cidades turcas foram palco de confrontos entre as forças de segurança e manifestantes curdos que exigiam precisamente uma ação de Ancara contra o Estado Islâmico (EI).

Segundo várias fontes, os bombardeamentos ao PKK tiveram como objetivo fazer sentir aos curdos da Turquia que o Ancara não aceita pressões.

Ancara e o PKK, grupo curdo turco que nos anos 80 pegou em armas contra o governo para tentar conseguir um Estado. A luta armada fracassou e há dois anos as duas partes iniciaram um processo de paz que muitos temem agora que falhe.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG