Mandela "está bem", assegura Graça Machel

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela "está bem", afirmou esta segunda-feira a sua mulher, Graça Machel, em declarações à AFP.

"Ele está bem, é por isso que estou aqui, pois se ele não estivesse bem eu não estaria aqui", disse, quando foi questionada sobre o estado de saúde do marido à margem de uma conferência sobre saúde infantil, perto de Joanesburgo.

Mandela, líder da luta contra o regime do Apartheid na África do Sul, Prémio Nobel da Paz em 1993, esteve hospitalizado durante dez dias em finais de março e princípios deste mês, devido a uma pneumonia, tendo saído do hospital no dia 6.

Primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela, de 94 anos, encontra-se na sua residência de Joanesburgo, onde continua a receber cuidados. Retirara-se há vários meses para a sua terra natal, em Qunu, na região do Cabo Oriental, mas em dezembro foi levado para Pretória para ser tratado a uma infeção pulmonar.

Líder histórico do Congresso Nacional Africano (ANC), Mandela sempre teve problemas de saúde, muito em parte por causa dos 27 anos que passou preso (a maioria dos quais na cadeia de Robben Island).

Mandela casou, pela terceira vez, com Graça Machel, viúva de Samora Machel e ex-primeira dama de Moçambique, em 1998, quando fez 80 anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG