Kadhafi está a planear o regresso ao poder na Líbia

O ex-dirigente líbio Muammar Kadhafi está a planear o regresso ao poder com a ajuda dos tuaregues, afirmou o chefe do governo provisório líbio Mahmoud Jibril numa entrevista publicada hoje.

"Creio que ele (Kadhafi) tenta regressar ao poder com a ajuda de tribos tuaregues do norte do Níger, do sul da Líbia e do sul da Argélia e do Mali", afirmou Jibril, que dirige o executivo do Conselho Nacional de Transição (CNT).

"Acho que realmente ele está a preparar isso", disse em entrevista ao jornal árabe Asharq al Awsat.

Segundo Jibril, Kadhafi tem duas opções: "desestabilizar de novo o regime líbio ou proclamar um Estado separatista no sul que poderá designar-se o que quiser, 'os tuaregues', o 'Sul', 'a Grande África'".

"Não creio que ele se acalme antes de fazer qualquer coisa, é vingativo e não aceita a derrota. Fará tudo para destruir qualquer sistema novo na Líbia", adiantou o 'número dois' do CNT.

O mesmo dirigente afirmou que Kadhafi se desloca permanentemente entre o sul da Líbia, o norte do Níger e a Argélia e referiu que os fiéis do antigo regime recrutaram entre 10 mil e 15 mil homens na região do Darfur (Sudão) e dos Al-Rachayda (uma tribo importante do Sudão) para continuarem a combater.

O antigo líder líbio não é visto em público desde que as forças rebeldes conquistaram a sua residência de Bab al-Aziziya, em Tripoli, a 23 de Agosto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG