Kadhafi enterrado de madrugada em "local secreto"

O ex-líder líbio Muammar Kadhafi foi enterrado hoje de madrugada num "local secreto" depois de uma cerimónia religiosa, indicou um membro do conselho militar de Misrata.

Os corpos de Muatassim Kadhafi, de um dos filhos do ex-líder e do ex-ministro da Defesa Abu Bakr Yunes Jaber, expostos ao lado de Kadhafi, também foram enterrados na mesma zona, adiantou a mesma fonte, que pediu o anonimato.

Os corpos estiveram expostos desde sexta-feira numa câmara frigorífica em Misrata (noroeste da Líbia).

Guardas destacados na entrada de Misrata (a 215 quilómetros a leste de Tripoli) afirmaram que uma coluna de quatro veículos militares levaram os corpos na segunda-feira à noite para um local desconhecido.

Três dignitários religiosos, apoiantes de Muammar Kadhafi, realizaram uma cerimónia religiosa antes do funeral, segundo um membro do conselho militar.

Dois filhos do ex-ministro da Defesa, que estão detidos mas foram levadas para a ocasião, bem como o pai estiveram presentes no funeral, referiu a mesma fonte.

«Eu vi a certidão de óbito. Indicava que Kadhafi tinha duas feridas de balas, uma na cabeça, uma no peito, e que tinha cicatrizes de operações cirúrgicas antigas, uma na nuca, duas no estômago e uma na perna esquerda", precisou a fonte.

Depois de 42 anos no poder e oito meses de guerra civil, o ex-ditador foi capturado na quinta-feira por combatentes de Misrata à saída de Sirte, cidade costeira localizada a cerca de 250 quilómetros a sudoeste de Misrata.

Originário de uma aldeia próxima de Sirte, Kadhafi foi posteriormente morto em circunstâncias por esclarecer, pouco depois de ser capturado, com alguns a evocar uma execução sumária.

Uma autópsia foi realizada ao corpo de Kadhafi, mas o médico que a realizou indicou que não a podia divulgar enquanto não tivesse a «luz verde» das autoridades de Tripoli para falar sobre o assunto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG