Zuma reconduzido como líder do ANC

Jacob Zuma foi hoje reeleito líder do Congresso Nacional Africano (ANC) com 2 983 dos 3 977 votos expressos pelos delegados do partido. O atual Presidente sul-africano viu assim confirmada a sua liderança do histórico partido e aberta a porta para um segundo mandato como chefe do Estado em 2014.

Os delegados do histórico partido da luta contra o Apartheid estão reunidos desde domingo em Bloemfontein, no centro da África do Sul, para renovar a liderança do Congresso Nacional Africano.

Zuma, de 70 anos, é Presidente da África do Sul desde maio de 2009. A sua reeleição como líder do ANC acontece numa altura em que Nelson Mandela, um dos dirigentes históricos do partido e herói da luta anti-Apartheid, se encontra hospitalizado e subsistem dúvidas sobre o seu real estado de saúde.

Zuma sucedeu na presidência sul-africana a Thabo Mbeki, o primeiro chefe do Estado que o país teve desde que Mandela deixou o poder de livre vontade, cumprindo apenas um mandato como presidente da África do Sul.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.