Fundador da Blackwater apoia mercenários sul-africanos

Eric Prince está a dar apoio a uma empresa sul-africana de mercenários que se tenta envolver na guerra civil na Somália, para combater os islamitas e os piratas que actuam no golfo de Áden.  Prince é o fundador da Blackwater Worldwide, gigante internacional de segurança envolto em fortes polémicas no Iraque e Afeganistão.

Foi nestas duas guerras que a Blackwater se tornou num gigante milionário, fruto dos contratos de segurança com o Exército norte-americano, diplomatas e políticos. Mas o comportamento negligente dos seus operativos, que resultou em inúmeras mortes de civis no Iraque, tem valido à empresa investigações das autoridades norte-americanas e vários processos judiciais.

De acordo com o The New York Times, Prince mudou-se para os Emirados Árabes Unido no final do ano passado e está a apoiar uma empresa de mercenários que tenta envolver-se na Somália, um país no caos há décadas que é para Prince o novo palco do seu combate contra o radicalismo islâmico. A empresa quer proteger o governo local, da área não dominada pelos islamitas, treinar o exército local, combater os extremistas e ainda os piratas.

Ler mais

Exclusivos