ANC escolhe liderança para os próximos cinco anos

O Congresso Nacional Africano (ANC), reúne entre hoje e quinta-feira a sua conferência nacional eleitoral na cidade de Mangaung (antiga Bloemfontein).O ANC é o partido que está no poder na África do Sul.

Os 4.500 delegados presentes, em representação de todas as estruturas provinciais do mais antigo movimento de libertação africano irão eleger os 6 dirigentes de topo do ANC que conduzirão os destinos do partido nos próximos 5 anos.

Dada a hegemonia do ANC no parlamento sul-africano, é por isso muito provável que o presidente do partido a ser eleito nesta 53ª conferência venha a ser o próximo Presidente da República sul-africana entre 2014 e 2019.

Jacob Zuma, o atual presidente, é alvo de forte contestação em muitas estruturas do partido e não foi mesmo nomeado em três das nove províncias, cujos delegados optaram pelo seu "vice", Kgalema Motlanthe.

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.