Ali Bongo investido candidato à sucessão do pai

Eleições presidenciais são a 30 de Agosto e Ali é dado como favorito

Ali Bongo Ondimba, de 50 anos, filho do falecido presidente do Gabão, Omar Bongo Ondimba, foi hoje investido candidato do Partido Democrático Gabonês, PDG, para as presidenciais de 30 de Agosto. É dado como favorito.

Nascido a 9 de Fevereiro de 1959 em Brazzaville, no Congo, onde o seu pai cumpria o serviço militar no Exército francês, Ali Bongo estudou no Gabão, mas também na França, onde obteve um doutoramento em Direito.

Militante e vice-presidente do PDG, foi ministro dos Negócios Estrangeiros (1989-1991), deputado (1991-1998), antes de ser nomeado ministro da Defesa em 1999. Foi detentor desta pasta até à passada sexta-feira.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...