Futebol, concurso de beleza e milhões nos anos de Mugabe

Um bolo de aniversário gigante, uma gala musical com os melhores artistas do Zimbabwe, um concurso de beleza e um torneio de futebol. São alguns dos eventos programados para o dia de anos do Presidente Robert Mugabe.

Segundo o jornal 'South African Mail & Guardian', a festa de hoje na cidade de Mutare vai custar um milhão de dólares (quase 800 mil euros), contando com a presença de centenas de convidados do seu partido Zanu-PF. "Nos últimos dois meses, as províncias têm estado a contribuir com "donativos" para tornar o dia memorável para Mugabe", no poder desde a independência do Zimbabwe, em 1980.

"O nosso líder, sua excelência Mugabe, vai fazer 88 anos. Estamos tão orgulhosos dele e por isso vamos celebrar o seu legado. Mugabe é o nosso herói, o nosso modelo e, acima de tudo, uma pessoa atenciosa", afirmou o líder da juventude do Zanu-PF, Absolom Sikhosana, citado pelo 'The African Report'.

Mas a exuberância da festa não está a ser bem recebida, especialmente na diáspora, que critica este tipo de gastos num país onde milhares passam fome. Foram organizadas várias manifestações nos EUA e em vários países da Europa, nomeadamente falsas festas de anos frente às embaixadas do Zimbabwe.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG