Conferência internacional reúne-se hoje em Addis Abeba

A capital etíope acolhe hoje uma conferência de doadores para angariar os fundos necessários para responder à tragédia humanitária no Corno de África, numa altura em que a ajuda financeira internacional continua aquém do esperado.

A conferência de doadores, organizada pela União Africana (UA) em Adis Abeba, tem por objectivo "apoiar os esforços colectivos" da comunidade internacional para "angariar os fundos necessários para responder à esta crise urgente" e ajudar as populações afectadas na região, anunciou a UA.

O encontro, inicialmente marcado para 15 de Agosto, decorre numa altura em que a situação humanitária na região tem vindo a agravar-se substancialmente e as verbas angariadas continuam aquém do montante que a ONU e as organizações internacionais no terreno consideram indispensáveis para poder ajudar as populações afectadas, tanto a curto como a longo prazo.

O presidente da União Africana, Jean Ping, destacou que a reunião será a primeira do género a ser organizada pela UA, que, desse modo, demonstra a sua determinação em dar uma nova dinâmica à resolução dos problemas no continente e ajudar os países irmãos em situação de crise.

A seca que assola o Corno de África, a pior dos últimos 60 anos, já provocou dezenas de milhares de mortos e constitui uma ameaça para cerca de 12 milhões de pessoas na Somália, Quénia, Etiópia, Djibuti, Sudão e no Uganda. A situação humanitária é particularmente crítica na Somália, onde o estado de fome já foi decretado em cinco regiões.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG