Aviões britânicos bombardearam quartel-general de Kadhafi

Aviões britânicos bombardearam durante a noite um importante "bunker" que servia de quartel-general em Sirte, cidade natal do líder líbio em fuga Muammar Kadhafi, divulgou hoje o Ministério da Defesa britânico.

"Cerca da meia-noite (hora de Londres), uma formação proveniente da base de Marsham, em Norfolk [região leste de Inglaterra], disparou mísseis de precisão Storm Shadow contra um importante 'bunker'-quartel-general em Sirte, a cidade natal de Kadhafi", anunciou o ministério, em comunicado.

A cidade de Sirte, localizada a 360 quilómetros a leste de Tripoli, é um dos principais bastiões do regime de Kadhafi.

Segundo os rebeldes, Sirte poderá ser um dos possíveis refúgios de Muammar Kadhafi, cujo paradeiro continua desconhecido.

A aviação britânica também destruiu na quinta-feira de manhã "uma das últimas instalações de mísseis terra-ar de longo alcance detidos por Kadhafi perto de Al Watiyah, não muito longe da fronteira tunisina", acrescentou o ministério britânico.

Os rebeldes líbios, que iniciaram em Fevereiro passado um movimento de contestação popular contra o regime de Muammar Kadhafi, entraram em Tripoli no domingo, tendo assumido nos últimos dias o controlo de grande parte da capital líbia.

Exclusivos