Air Argélia perde contacto com avião

A companhia aérea Air Argélia anunciou ter perdido o contacto com um dos seus aviões que garantia a ligação entre Ouagadougou, no Burkina Faso, e Argel. Aparelho teria 119 passageiros e sete tripulantes a bordo.

Num comunicado, a Swiftair, dona do avião fretado pela Air Argélia, anunciava que seis tripulantes são espanhóis.

O contacto com o aparelho perdeu-se quando este sobrevoava o deserto do Sara, numa região no Norte do Mali, adiantou à AFP uma fonte da Air Argélia. "O avião desapareceu em Gao, a 500 km da fronteira com a Argélia. Temos vítimas de várias nacionalidades", afirmou o primeiro-ministro Abdelmalek Settal, citado pela rádio argelina.

Fontes aeroportuárias em Argel avançaram à EFE que 80 dos passageiros têm nacionalidade francesa. As autoridades francesas não confirmam, mas o secretário de Estado dos Transportes, Frédéric Cuvillier, admitiu ao Le Monde ser provável que haja "um grande número de franceses a bordo".

Num comunicado citado pela BBC, a Swiftair explica que o avião desaparecido é um McDouglas MD83. Pouco antes, um responsável argelino garantira à Reuters tratar-se de Airbus A320.

"Os serviços de navegação aérea perderam o contacto com um avião da Air Argélia que garantia a ligação Ouagadougou-Argel, 50 minutos após a descolagem", anunciou a companhia aérea argelina, citada pela agência APS.

"A Air Argélia informa que os serviços de navegação aérea mantiveram o último contacto com o voo AH 5017 hoje às 1:55 GMT [mais uma hora em Portugal]", pode ler-se num comunicado.

O voo AH 5017 atravessava uma zona de mau tempo, com muitas trovoadas e com "rajadas de vento fortes e uma atividade elétrica importante", explica a meteorologia argelina.

A zona onde o avião terá desaparecido vive ainda uma forte instabiliodade, apesar da intervenção militar internacional no Mali, cujo norte esteve controlado durante meses em 2012 por grupos armados jihadistas.

Segundo o seu site, a Air Argélia garante quatro voos por semana para Ouagadougou.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG