Acordo prevê amnistia para dirigentes depostos

O acordo alcançado hoje de madrugada em Maputo entre os líderes de Madagáscar prevê uma amnistia aos dirigentes procurados pela justiça do país e a formação de um governo de unidade nacional composto por 32 membros, indicou a mediação internacional.

O líder do golpe de Estado de Março último em Madagáscar, Andry Rajoelina, o presidente deposto Marc Ravalomanana, bem como os ex-chefes de Estado malgaxes Didier Ratsiraka e Albert Zafy encontravam-se reunidos em Maputo, desde a passada quarta-feira, para tentarem uma solução para a crise provocada pela queda de Marc Ravalomana, com uma mediação internacional chefiada pelo antigo presidente moçambicano Joaquim Chissano.

Em declarações à imprensa após o fim das negociações na madrugada de hoje, o secretário-executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que integra a equipa de mediadores, o moçambicano Tomaz Salomão, afirmou que Andry Rojoelina aceitou o regresso ao país do seu rival Marc Ravalomanana e do ex-chefe de Estado Didier Ratsiraka, exilado na França, após ser derrubado por Ravalomanana.

Segundo Tomaz Salomão, "os líderes políticos malgaxes aceitaram formar um governo composto por um primeiro-ministro, três vice-primeiro-ministros e 28 ministros, para um período de transição de 15 meses".

Após o fim do mandato do governo de unidade nacional, serão realizadas eleições com a participação de todos os líderes políticos interessados, acrescentou o secretário-executivo da SADC.

Os pormenores do acordo alcançado em Maputo serão ainda discutidos numa nova cimeira, que poderá ser realizada em Luanda ou nas Maurícias.

Madagáscar, uma ilha do oceano Índico situada ao largo da costa leste de Moçambique, está isolada da comunidade internacional na sequência da revolta que levou Andry Rajoelina ao poder, com o apoio dos militares.

As manifestações que conduziram ao golpe de Estado provocaram 100 mortos, além de avultados prejuízos materiais na capital, Antananarivo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG