100 anos de beleza feminina no Irão

Da proibição do véu islâmico, na década de 1930, à revolução que o trouxe de volta, em 1979, veja num minuto as mudanças na imagem da mulher iraniana ao longo do último século.

É o terceiro vídeo da agência Cut, de Seattle, que mostra num minuto as tendências de beleza feminina ao longo dos anos. O primeiro, '100 anos de beleza num minuto', começa em 1910 e acaba um século mais tarde, mostrando ao longo de 60 segundos a mesma mulher penteada e maquilhada ao estilo mais em voga de cada década por todo o mundo. Seguiu-se novo episódio que, no mesmo formato, apresentava as variações do paradigma da beleza nos Estados Unidos da América. O terceiro vídeo, agora divulgado, centra-se no Irão, mostrando como o país evoluiu, nomeadamente através do uso - ou não - do 'hijab', o véu islâmico.

A modelo no vídeo é Sabrina Sarajy, americana de ascendência iraniana, que ao longo de um minuto altera a imagem ao correr da década, contando também a história do país que na década de 1930 baniu o 'hijab', para o recuperar depois da revolução islâmica de 1979, remetendo ainda para o "Movimento Verde", que surgiu em 2009 contestando o resultado das eleições que colocaram o polémico presidente Mahmoud Ahmadinejad novamente no poder.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG