Uma casa com 80 anos de histórias

No número 350 da 5.ª Avenida, em Manhattan (Nova Iorque), encontramos aquele que é, novamente, o edifício mais alto da cidade.

Foi o prédio mais alto de Nova Iorque entre 1931 e 1971, estatuto entretanto retomado depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001. O Empire State Building mora na 5.ª avenida, entre as ruas 33 e 34 e é presença que se destaca no skyline (que podemos traduzir como a silhueta) de Manhattan.

As linhas que o definem são um dos grandes exemplos da arquitectura do seu tempo. E o próprio foyer representa uma das mais marcantes expressões art déco da cidade. É por esse foyer que, todos os dias, entram os muitos visitantes que tomam como destino uma subida (naturalmente de elevador) ao observatório que se situa no 86.º andar. Estando ainda à disposição (mediante pagamento de bilhete adicional) uma segunda subida, num outro elevador, ao pequeno observatório que encontramos no piso 102. O mesmo local imortalizado por uma das cenas da sequência final do clássico King Kong, de 1933.

A história, com 80 anos, do número 350 da 5.ª avenida passa pelos dias em que chegou a ser pensado como um terminal para dirigíveis, o choque de um pequeno avião com as suas paredes em 1945 ou o tiroteio no observation deck em Fevereiro de 1997.

Hoje o edifício apresenta-se como um exemplo de auto--sustentação, estando em curso uma remodelação que visa um mais racional consumo energético.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG