Roberta Armani

A embaixadora do império Armani

Sonhava ser actriz, mas o seu destino já estava traçado pelo sobrenome que carrega. Roberta é o braço direito do tio e a provável herdeira de uma das mais famosas casas de alta costura.

Porte de estrela de cinema, olhar confiante e sempre com um sorriso nos lábios. É assim a embaixadora do império Armani, que produz 5000 milhões de euros anualmente, tem mais de 350 lojas espalhadas pelo mundo e um staff de 5500 pessoas. Roberta Armani, de 37 anos, é o braço direito do tio Giorgio Armani. É ela quem representa o estilista em todos os eventos a que ele não pode ir e, quando pode estar presente, Giorgio não abdica da companhia da elegante Roberta. Por isso, não é de estranhar que ela fosse a escolhida para o acompanhar na inauguração da exposição dos 30 anos de carreira do estilista, em Milão, este ano. "Na noite da exposição ele estava nervoso, era um dia histórico e precisava de mim", disse Roberta em entrevista à revista Yo Dona.
A italiana começou a trabalhar com o tio como modelo, aos 25 anos. Mas a experiência em cima da passerele foi curta, pois Roberta queria ser actriz. Ainda entrou em quatro filmes, porém acabou por desistir, em nome do império Armani. "O meu sentido de dever levou-me a deixar o cinema para estar com o meu tio. Apesar de ele respeitar o meu trabalho de actriz, não gostava que seguisse essa carreira", confessou à Yo Dona. A proximidade entre eles aumentou muito depois de Sergio, pai da relações públicas e irmão do estilista, ter morrido, há 10 anos.
Apesar de não poder seguir o seu sonho, Roberta encontrou uma óptima maneira de pôr em prática o que aprendeu como actriz: representar o papel de anfitriã. Além disso, a experiência de trabalhar com actores fez com que percebesse muito bem quais são as inseguranças das estrelas e como se lida com os seus egos. Inicialmente o trabalho como relações públicas não era oficial, mas desde 2000 assumiu em pleno o papel que melhor se adequa à sua personalidade. "Sou boa a fazer amizades. Sou uma pessoa quente, humana e para mim é natural criar laços com as pessoas. Também ajudo o meu tio porque ele não fala inglês", explicou à revista New York.
O sucesso como relações públicas foi tal que a carismática Roberta Armani criou um gabinete especial para lidar com os clientes VIP. Os mais conhecidos são o casal Beckham, George Clooney, Natalie Portman, Penelope Cruz, Cate Blanchett, Mark Wahlberg e Leonardo Di Caprio. Mas engana-se quem pensa que Roberta só trata de negócios com as estrelas de Hollywood. Quase todos são seus amigos pessoais, como Victoria Beckham. "Ela (Victoria) é alguém muito especial, que dá uma imagem que não corresponde à realidade. É muito doce", disse Roberta à Yo Dona.
Entre os seus amigos mais conhecidos estão ainda os actores Tom Cruise e Katie Holmes. Foi Roberta que os ajudou a organizar o tão falado casamento, em 2006. Além de Katie ter usado um vestido de casamento Armani, foi a sobrinha do estilista que se lembrou de fazer a cerimónia no castelo da sua amiga, a princesa Maria Pace Odescalchi, em Itália. A explicação para tanta dedicação é simples: "Todas as relações que temos com as pessoas que vestimos são de amizade", disse à New York.
Os Armani são uma família muito unida. Além de Roberta, a sua irmã mais velha, Silvana, o primo Andrea, e a irmã de Giorgio, Rosanna, trabalham na empresa. Silvana é a responsável pela Emporio Armani e Armani Junior, Andrea, filho da irmã do estilista, está na área da gestão e Rosanna é a directora artística. "A união é fundamental numa empresa tão criativa como a nossa", explica a relações públicas. Mas, de todos os membros da família, é Roberta quem deve ser a grande herdeira do império Armani. As boas relações que mantém com os melhores clientes da casa de alta costura são essenciais para os negócios. Casada há 10 anos com Angelo Moratti, membro de uma das famílias mais ricas de Itália, a sobrinha de Armani é tão dedicada ao trabalho que nem tem tempo para pensar em filhos. Por isso, se existe alguém capaz de encontrar um substituto para o traço meticuloso e criativo de Giorgio Armani, de 72 anos, é Roberta, que conhece como ninguém os meandros do mundo da moda e os desejos dos clientes mais famosos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG