Papa Bento XVI

Um homem inteligente, culto e conservador.

Logo que foi eleito chefe supremo da Igreja Católica, os pormenores da vida do cardeal Joseph Ratzinger caíram nas redacções dos jornais. Estávamos em Abril de 2005 e o mundo ficou um pouco surpreso com a escolha que recaía numa personalidade controversa, conservadora e de uma vasta cultura.

Reconhecido como um homem de uma extrema inteligência, que domina imensas línguas. Joseph Ratzinger nasceu na Baviera em 1927. Filho de uma doméstica e de um comissário de polícia extremamente religiosos, viriam a influenciar a vida do jovem, na decisão de enveredar pela vida religiosa.

O Papa Bento XVI gosta de tocar piano, sobretudo na área da música clássica - detesta rock -, aprecia pintura, mas a sua inclinação foi sempre a teologia. Desde a adolescência sonhava chegar a cardeal.

O seu conservadorismo assenta numa posição muito firme sobre questões que fazem parte do mundo de hoje e dizem respeito a todos. São conhecidas as suas posições desfavoráveis perante a homossexualidade, os preservativos e anticoncepcionais em geral, a prática do aborto, o casamento dos sacerdotes e a ordenação das mulheres. O divórcio também não é visto pelo Papa com bons olhos.

Na sua adolescência, como outros jovens alemães, pertenceu à Juventude Hitleriana. Mas quando, aos 17 anos, é enviado para a fronteira entre a Áustria e a Hungria para combater o "inimigo, vê milhares de judeus a serem transportados para os campos de concentração, e decide abandonar o exército, o que consegue sem penalizações.

Aos 20 anos entra num instituto teológico alemão, onde estuda também filosofia. Mais tarde, vem a ser professor universitário de Teologia, nas cidades de Bona, Münster e Tübingen. Ainda muito jovem, com 24 anos, é ordenado sacerdote. O seu conservadorismo abrange discordâncias em relação à teologia da libertação e é contra a integração da Turquia na União Europeia.

Joseph Ratzinger afirma que existem várias heresias no mundo moderno, tais como dar pouca importância a Deus e não se considerar a Igreja como um mistério. Começou a trabalhar em Jesus da Nazaré em 2003.

- Joseph Ratzinger nasceu em 1927. É ordenado sacerdote, juntamente com o seu irmão Georg , pelo cardeal de Munique.

- Em 1977, é nomeado pelo Papa Paulo VI cardeal no consistório. Torna-se bispo de Velletri-Segni e Ostia.

- Em 1981, é-lhe entregue, pelo Papa João Paulo II, a responsabilidade da Congregação para a Doutrina da Fé, um dos órgãos da Santa Sé.

- Em 2005, é eleito para Papa, e adopta o nome de Bento XVI.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG