2011: CRONOLOGIA DO ANO

Confira os acontecimentos mais importantes de 2011, que começou com a notícia do homicídio de Carlos Castro, mas que também teve o reconhecimento do fado como património imaterial da UNESCO, o adeus de Berlusconi ou o sismo que devastou o Japão.

JANEIRO

Dia 1

Dilma Rousseff, economista de 63 anos, toma posse como Presidente da República do Brasil, numa cerimónia celebrada na sala plenária do Congresso, em Brasília.

O Presidente da República, Cavaco Silva, pede firmeza no combate ao desemprego e à pobreza em 2011, na sua mensagem de Ano Novo.

É inaugurado o Casino de Tróia, do grupo Amorim Turismo.

Um ataque contra uma igreja cristã em Alexandria, no Egito, mata 21 pessoas.

A Estónia adota o euro como divisa oficial.

A França assume a presidência do G8 e do G20.

A Hungria assume a presidência semestral da União Europeia.

Dia 2

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, inaugura a sexta linha da rede do Metro do Porto, que liga a estação da Senhora da Hora, em Matosinhos, a Fânzeres, em Gondomar.

Dia 3

Rui Leão Martinho toma posse como bastonário da Ordem dos Economistas, sucedendo a Murteira Nabo.

O democrata Jerry Brown toma posse como 39.º governador da Califórnia, substituindo Arnold Schwarzenegger.

Dia 4

Carlos Mozer é apresentado como treinador da Naval 1.º de Maio.

O governador da estratégica província paquistanesa de Punjab (centro) é morto a tiro por um dos seus guardas em Islamabad, alegadamente por ter criticado a lei contra a blasfémia.

Dia 5

Vários sindicatos entregam providências cautelares contra o corte de salários na Administração Pública.

António Marinho Pinto toma posse para um segundo mandato como bastonário da Ordem dos Advogados.

A Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares instalada em Ponta Delgada, Açores, é certificada pelo International Monitoring System Division, do Provisional Technical Secretarial, sedeado em Viena. Esta estação integra a rede internacional da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares.

Os adversários republicanos do presidente norte-americano, Barack Obama, assumem o controlo da Câmara dos Representantes e elegem John Boehner como presidente da assembleia, no seguimento da vitória nas eleições de 02 de novembro.

O italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, é anunciado pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol como o melhor guarda-redes da primeira década do século XXI.

Dia 6

Vicente Del Bosque, que levou a Espanha ao seu primeiro título mundial em 2010, é eleito, pela segunda vez consecutiva, o melhor selecionador do mundo, pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.

O Governo aprova, na generalidade, para consultas, o decreto que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2011, com o executivo a salientar que nunca antes este diploma tinha sido aprovado tão cedo.

O Presidente da República, Cavaco Silva, veta o diploma que visa simplificar o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil.

Dia 7

O cronista social Carlos Castro, de 65 anos, é encontrado morto quarto de um hotel em Nova Iorque. A Polícia nova-iorquina detém Renato Seabra, de 21 anos, que partilhava quarto com o jornalista.

O antigo deputado Trabalhista britânico David Chaytor é condenado a 18 meses de prisão por ter reclamado o reembolso de despesas falsas no valor de 22 mil euros. O antigo político, de 61 anos, tornou-se assim no primeiro político a ser condenado na sequência do escândalo das despesas dos deputados que surgiu em maio de 2009.

António Saraiva é eleito presidente da Confederação Empresarial de Portugal.

Dia 8

Um ataque ocorrido no Arizona, Estados Unidos, atinge a tiro na cabeça a congressista democrata Gabrielle Giffords e causa seis mortos e 12 feridos.

Dia 9

O treinador português José Peseiro é demitido do cargo de selecionador de futebol da Arábia Saudita, após a derrota com a congénere da Síria.

Dia 10

A advogada de direitos humanos Nasrin Sotoudeh é condenada a 11 anos de prisão e 20 anos de proibição do exercício profissional por atos contra regime iraniano.

Dia 11

José Mourinho é eleito pela FIFA o melhor treinador de 2010. Leonel Messi vence o prémio de melhor jogador do ano.

Dia 12

O governo de união do Líbano cai com a demissão dos ministros do movimento xiita libanês Hezbollah e aliados em protesto contra um tribunal apoiado pela ONU para investigar o assassínio do antigo primeiro-ministro Rafic Hariri.

Dia 13

A taxa da participação no referendo sobre a independência da zona sul do Sudão atinge a meta de 60 por cento, necessária para validar a decisão dos eleitores.

O Partido pelos Animais e pela Natureza oficializa a sua constituição no Tribunal Constitucional.

Dia 14

A Duma tatal (câmara baixa) do parlamento da Rússia aprova uma emenda que prevê a introdução de seis novos artigos no documento retificativo do Tratado com os Estados Unidos sobre a redução dos armamentos estratégicos (START-3).

Angola: realiza-se a primeira viagem de comboio entre Luanda e Malange, ao fim de 18 anos.

Decorre a primeira reunião informal da presidência húngara da União Europeia, que junta em Budapeste os responsáveis pelos Assuntos Europeus dos 27.

Tem lugar a reunião inaugural do Conselho Nacional da Economia Social, presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates.

A Presidente do Brasil Dilma Rousseff faz, no Palácio do Planalto, a primeira reunião com todos os seus 37 ministros.

O governo japonês demite-se, abrindo caminho a uma remodelação sob a batuta do primeiro-ministro, Naoto Kan, destinada a relançar o crescimento e reduzir a dívida.

Dia 15

O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, apresenta a sua demissão, sem apresentar justificações e afirmando que era o melhor para o clube.

O Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, é definitivamente afastado do poder por decisão do Conselho Constitucional. O chefe do Parlamento tunisino, Foued Mebazaa, é empossado como Presidente interino até haver eleições.

O primeiro-ministro José Sócrates chega a Doha, capital do Qatar, para iniciar uma visita oficial ao Golfo Pérsico para incentivar as exportações e a internacionalização das empresas portuguesas.

Dia 16

Marine Le Pen é proclamada como a nova presidente do partido de extrema-direita francesa Frente Nacional, em substituição do seu pai, o líder histórico do movimento, que cede o lugar aos 82 anos.

"A Rede Social", de David Fincher, ganha o Globo de Ouro para melhor filme dramático, o prémio mais prestigiado da cerimónia de entrega de prémios.

O ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Michael Martin, apresenta a demissão depois de o primeiro-ministro Brian Cowen ter recusado abandonar o cargo e ter pedido um voto de confiança ao seu partido, o Fianna Fail.

Dia 17

Um projétil disparado por palestinianos a partir da Faixa de Gaza explode em Israel, apesar do apelo dos islamitas do Hamas ao respeito da trégua de facto com Israel. O engenho explodiu num campo, sem fazer vítimas nem danos materiais.

O ex-presidente haitiano Jean-Claude Duvalier, exilado em França durante 25 anos, regressa ao Haiti para "ajudar o povo".

Dia 18

Dois dirigentes sindicais são detidos junto a residência oficial do primeiro-ministro, em S. Bento, após uma concentração contra os cortes salariais que terminou com confrontos entre manifestantes e agentes policiais.

Pelo menos 50 pessoas morrem e 150 ficaram feridas num atentado suicida perpetrado contra um centro de recrutamento da polícia de Tikrit.

As autoridades russas concluem que a queda do avião que matou o presidente polaco Lech Kaczynski se deveu a pressões exercidas sobre a tripulação por um oficial da Força Aérea polaca que estaria alcoolizado.

O alemão Markus Merk é considerado o melhor árbitro da primeira década do século XXI pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, num "ranking" em que o melhor português foi Vítor Pereira (27.º).

Os órgãos sociais do Sporting demitem-se.

Dia 19

O italiano Pierluigi Collina, já retirado da competição, é considerado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol o melhor árbitro do último quarto de século.

A UEFA divulga equipa ideal 2011, da qual fazem parte Cristiano Ronaldo e José Mourinho, do Real Madrid.

José Manuel Silva é eleito bastonário da Ordem dos Médicos, tendo obtido 8.424 votos contra os 4.931 recolhidos pela sua adversária, Isabel Caixeiro.

Dia 20

Trabalhadores da Função Pública começam a receber os primeiros ordenados com os cortes salariais.

Toni é apresentado como treinador do Al-Ittihad, clube do primeiro escalão da Arábia Saudita.

Dia 23

Cavaco Silva é reeleito Presidente da República com 52,94% dos votos. Manuel Alegre obtém 19,75%, Fernando Nobre 14,1%, Francisco Lopes 7,14%, José Manuel Coelho, 4,5% e Defensor Moura 1,57%.

Dia 24

José Mourinho é designado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol como o quinto melhor treinador do período entre 1996 e 2000, no qual o escocês Alex Ferguson é eleito o melhor.

Uma forte explosão no Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscovo, provoca pelo menos trinta e um mortos e mais de uma centena de feridos, anunciou o Ministério da Saúde da Rússia.

O procurador Rui do Carmo demite-se de diretor adjunto do Centro de Estudos Judiciários.

Dia 25

O professor e jurista Paulo Pinto de Albuquerque é eleito como juiz representante de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para um mandato de nove anos.

Toma posse a IX comissão parlamentar de inquérito ao caso Camarate.

Protestos antigoverno iniciam-se em várias cidades do Egito, incluindo na capital, Cairo, provocando vários mortos e feridos.

Dia 26

A Portugal Telecom formaliza a compra de 25,6% da operadora brasileira Oi, por 3,7 mil milhões de euros, naquela que é a maior aquisição alguma vez realizada por uma empresa nacional.

A Polícia Judiciária detém oito pessoas na sequência de uma investigação que envolveu onze buscas a farmácias e empresas de distribuição de medicamentos na zona de Lisboa. Entre os detidos estavam farmacêuticos e pessoas ligadas a distribuidores de medicamentos.

Os diretores-gerais da Administração Interna e da Administração Eleitoral pedem a demissão devido aos problemas ocorridos com os cartões do cidadão nas eleições presidenciais de 23 de janeiro.

O primeiro "bebé medicamento" de França, que poderá salvar um dos seus irmãos que sofrem de uma doença grave, nasce num hospital da região de Paris. Os pais, de origem turca, decidiram dar-lhe o nome de Umut Talha (que significa "Nossa Esperança").

Dia 27

O guarda-redes internacional holandês Edwin Van der Sar, do Manchester United, anuncia, na sua página na Internet, que vai terminar a carreira no final da corrente época.

Jorge Salavisa, presidente do conselho de administração da OPART, o organismo público que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, deixa o cargo que ocupava desde abril de 2010.

O aeroporto de Francisco Sá Carneiro, no Porto, é considerado o décimo melhor do mundo pelo site edreams.com.

Dia 28

O presidente da Câmara Municipal de Cascais anuncia a suspensão do seu mandato por motivos de saúde, sendo substituído por Carlos Carreiras. António Capucho coloca ainda o lugar no Conselho de Estado à disposição do líder do PSD.

Dia 29

O Direito sagra-se pela primeira vez na sua história tricampeão nacional de râguebi, ao vencer o Belenenses na final por 9-3, em jogo disputado no Estádio Universitário de Lisboa.

O Japão conquista a edição 2011 da Taça da Ásia em futebol, ao vencer a Austrália por 1-0, após prolongamento, na final da competição, disputada em Doha, no Qatar.

O ministro da Aviação egípcio, o general Ahmad Chafic, é encarregado de formar um novo governo por decreto do presidente Hosni Mubarak, sucedendo a Ahmad Nazif.

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, nomeia um vice-presidente pela primeira vez desde que chegou ao poder, há quase 30 anos: o chefe dos serviços secretos e seu confidente, Omar Suleiman.

A proposta de revisão dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol é chumbada na generalidade por "insuficiência de maioria qualificada" pelos sócios ordinários do organismo, em assembleia-geral extraordinária.

Primeiro-ministro, vários ministros e secretários de Estado inauguram as instalações reabilitadas de 21 escolas secundárias.

Dia 30

O líder histórico islâmico tunisino Rachid Gannuchi regressa a Tunes depois de duas décadas no exílio e é recebido por alguns milhares de pessoas.

José Pedro Pereira é eleito líder da JSD-Madeira, substituindo no cargo Vânia Jesus, a deputada do PSD eleita pelo círculo da Madeira na Assembleia da República, no XVIII congresso regional.

Onze pessoas morrem na colisão entre um comboio regional e outro de mercadorias perto de Oschersleben, Alemanha.

Dia 31

Os deputados eleitos e os militares nomeados para o parlamento saído das eleições de novembro na Birmânia reúnem-se pela primeira vez na capital do país (Naypyidaw).

O Sporting anuncia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a cedência dos direitos desportivos do futebolista Liedson aos brasileiros do Corinthians.

O brasileiro David Luiz assina um contrato com o Chelsea por cinco épocas e meia, depois de o Benfica ter acordado a transferência com o clube da Liga inglesa de futebol por 25 milhões de euros e a cedência do sérvio Nemanja Matic.

O rei Abdullah II da Jordânia demite o primeiro-ministro, Samir Rifai, substituindo-o por um antigo chefe de Governo com experiência militar, o antigo primeiro-ministro Marouf Bakhit, de forma a controlar alguns protestos populares devido ao aumento dos preços e da pobreza.

FEVEREIRO

Dia 1

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, anuncia a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições legislativas para 25 de fevereiro.

O Presidente do Egito, Hosni Mubarak, anuncia que não se recandidatará ao cargo e que utilizará os meses que restam do seu mandato para assegurar uma transição pacífica no país.

Dia 2

O nadador australiano Ian Thorpe, quíntuplo campeão olímpico, anuncia o regresso à competição, tendo em vista a participação nos Jogos Londres2012.

O conselho municipal de Nova Iorque aprova a proibição de fumar nos parques, praias e outros lugares públicos ao ar livre da cidade. A proibição abrange 1.700 parques e 22 quilómetros de praias da cidade, além de zonas pedonais como Times Square e a área de Brighton Beach, em Brooklyn (sudeste).

Os White Stripes anunciam o fim da banda, após mais de dez anos juntos. Jack e Meg White anunciaram a separação depois de gravarem o último trabalho, Under the Great White Northern Lights.

Dia 3

O gestor português Teófilo Ribeiro Leite é eleito, por unanimidade, presidente da União Europeia da Hospitalização Privada, pelos representantes das associações nacionais deste setor, em congresso que decorreu em Berlim.

O Governo aprova o decreto que permite que o Euromilhões passe a ter dois concursos por semana, à terça e à sexta-feira.

Dia 7

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde renova a maioria absoluta, ao eleger 37 dos 72 deputados em jogo nas eleições legislativas realizadas dia 6.

Dia 8

O Presidente da República veta o diploma do Governo sobre prescrição de medicamentos que permite que a prescrição da marca do medicamento pelo médico seja substituída pelo farmacêutico, quer por medicamento genérico, quer por outro essencialmente similar.

O Al-Hilal FC Riade, da Arábia Saudita, é eleito o melhor clube da Ásia da primeira década do século XXI pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.

Dia 9

Costinha é afastado do cargo de diretor de futebol do Sporting.

O Governo e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo chegam a um acordo em relação às regras de financiamento dos contratos de associação e a uma redução gradual do número turmas abrangidas.

Dia 11

Após 18 dias consecutivos de contestação, o Presidente egípcio, Hosni Mubarak, renuncia ao cargo. A onda de contestação fez pelo menos 300 mortos, segundo balanços da ONU e da organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, e vários milhares de feridos.

Dia 14

O russo Alexandre Smilievski e o italiano Diego Urbina pisam, pela primeira vez, a "superfície marciana" no quadro da experiência internacional Marte 500.

Ronaldo, futebolista brasileiro conhecido como "o fenómeno", anuncia o final da carreira.

Dia 15

O jornal i vence a 32.ª edição da competição creativa The Best of Newspaper Design, da Society for News Design, com o júri rendido ao caráter inovador da publicação lançada em 2009.

Inicia-se uma rebelião sem precedentes na Líbia contra o regime de Muammar Kadhafi. A revolta, inspirada pelos exemplos da Tunísia e do Egito, começa na cidade oriental de Benghazi e rapidamente se espalha ao resto do país.

Dia 19

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, anuncia o fim da carreira de Pedro Mantorras.

Dia 22

O jornalista Júlio Magalhães deixa o cargo de diretor de Informação da TVI.

Um sismo de magnitude 6,3 na escala aberta de Richter na Nova Zelândia faz centenas de mortos e desaparecidos.

Dia 23

O empresário Pais do Amaral formaliza o regresso à estrutura da TVI com a compra de 10 por cento da Media Capital por 35 milhões de euros.

Dia 25

A administração da TVI confirma que convidou o jornalista José Alberto Carvalho para diretor de Informação e Judite de Sousa para a equipa diretiva da estação e que os jornalistas aceitaram o convite.

O maior partido de oposição irlandês, Fine Gael, vence as eleições legislativas na Irlanda.

Dia 26

O principal suspeito do desaparecimento de Rui Pedro, há 13 anos, é acusado do crime de rapto, mas esta acusação não permite saber o que aconteceu ao jovem nem se este está vivo ou morto.

A capitã Patrícia Almeida, 27 anos, e a cabo Teresa Carvalho, de 39, oficializam o primeiro casamento gay da história da GNR. As duas militares formalizaram a união numa conservatória do Registo Civil de Lisboa.

Dia 27

O primeiro-ministro tunisino, Mohamed Ghannouchi, anuncia a sua demissão, após vários dias de protestos e violência na capital da Tunísia.

"O discurso do rei" é grande vencedor da 83.ª edição dos Óscares, triunfando nas categorias de melhor filme, realização, ator principal e argumento original. Colin Firth vence na categoria de melhor ator. Natalie Portman arrecada o de melhor atriz, pelo "Cisne Negro".

Dia 28

O treinador Paulo Sérgio deixa o comando técnico do Sporting, sendo substituído por José Couceiro, diretor geral da SAD.

MARÇO

Dia 1

Os ministros tunisinos do Ensino Superior e Investigação Científica, Ahmed Ibrahim, e do Desenvolvimento Regional e Local, Ahmed Néjib Chebbi, anunciam separadamente a sua demissão do governo de transição.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos delibera que os tribunais portugueses "não foram negligentes" nas decisões tomadas a propósito da investigação da queda da avioneta que vitimou, entre outros, o então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, em 1980.

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulga "por imperativo constitucional" o diploma que simplifica o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil, reiterando que o regime aprovado "padece de graves deficiências de natureza técnico-jurídica".

A casa de alta costura Christian Dior anuncia os procedimentos legais para despedir John Galliano depois de ter sido difundido um vídeo em que o estlista britânico afirmava adorar Hitler.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, anuncia a renúncia ao cargo, após um erro administrativo que impediu Sara Moreira de competir nos Europeus Paris2011.

Dia 2

Dois militares norte-americanos são mortos e duas outras pessoas ficam gravemente feridas num tiroteio contra um autocarro militar norte-americano que estava no aeroporto de Frankfurt.

Steve Jobs, CEO da Apple apresenta o iPad 2.

Dia 3

O Tribunal Penal Internacional abre um inquérito por alegados crimes contra a humanidade na Líbia visando Muammar Kadhafi e outros responsáveis do regime.

Portugal é nomeado para presidir ao Comité de Sanções da ONU para a Líbia, responsável por fiscalizar a aplicações de medidas contra o regime de Tripoli.

Dia 4

O diretor da prestigiada London School of Economics, Howard Davies, anuncia a demissão devido às ligações daquela universidade à família do líder líbio, Muammmar Kadhafi.

Dia 6

Os Homens da Luta vencem a 47.ª edição do Festival da Canção com 'A Luta é Alegria'.

Dia 9

Aníbal Cavaco Silva toma posse para um segundo mandato como Presidente da República.

O tribunal de primeira instância de Tunes anuncia a dissolução da União Constitucional Democrática, partido do antigo presidente Zine El Abidine Ben Ali.

O ministro da Justiça aceita o pedido de demissão do diretor adjunto do Centro de Estudos Judiciários Fernando Ventura, que alegou discordâncias funcionais.

O presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, é eleito o melhor CEO da Europa no setor das telecomunicações, pela Institutional Investor Magazine.

O governador do estado norte-americano de Illinois decide abolir a pena de morte, depois de uma moratória, criada após a condenação de 13 homens inocentes, ter suspenso, durante mais de uma década, a pena capital.

Enda Kenny, líder do Fine Gael, o partido mais votado nas eleições legislativas de 25 de fevereiro, é eleito primeiro-ministro irlandês com o apoio do partido Trabalhista.

O vaivém espacial norte-americano Discovery aterra no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida, terminando a sua última missão, depois de 39 viagens ao Espaço.

Dia 10

O Dalai Lama anuncia que vai abandonar as funções políticas no Governo tibetano no exílio, transferindo esse poder para um representante eleito.

O homem acusado da morte do proprietário do bar de striptease "O Avião", em Lisboa, é condenado a 22 anos de prisão por homicídio qualificado pelo coletivo de juízes das Varas Criminais de Lisboa.

Dia 11

Um sismo com a magnitude 8,9 é sentido ao largo da costa nordeste Japão tendo gerado em seguida um tsunami que devastou a zona.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anuncia novas medidas de austeridade (PEC4).

O governo cubano liberta o opositor Oscar Elia Biscet, um dos quatro últimos presos políticos do grupo de 75 dissidentes condenados em 2003.

Dia 12

Protesto Geração à Rasca junta entre 160 e 280 mil pessoas só em Lisboa e Porto.

Nove mil professores de vários níveis de ensino e de norte a sul do país enchem a sala de espetáculos do Campo Pequeno para contestar a política do governo e aprovar o reforço da greve às horas extraordinárias.

Dia 13

Predrag Jokanovic pede a demissão do cargo de treinador do Nacional, após o empate 1-1 em casa com a Académica na 23.ª jornada da Liga de futebol.

Dia 14

Uma explosão ocorre na reator 2 da central nuclear da Fukushima 1, atingida pelo sismo e pelo maremoto subsequente no nordeste do Japão.

O professor universitário Manuel Avelino de Jesus apresenta a sua demissão do grupo de trabalho para a reavaliação das parceiras público-privadas queixando-se de falhas na disponibilização de informação por parte da Administração Pública.

Dia 16

Almerindo Marques apresenta a demissão da presidência da Estradas de Portugal.

Dia 17

O presidente da Académica de Coimbra é condenado pelo crime continuado de corrupção passiva a quatro anos e sete meses de prisão, com pena suspensa por igual período, e a Académica a pagar ao Estado 200.000 euros.

Dia 18

Santiago del Valle é condenado a 22 anos de cadeia pela morte da menina de Huelva Mari Luz Cortés e por abusos sexuais.

O regime líbio de Muammar Kadhafi anuncia o fim das operações militares e um cessar-fogo imediato, pela voz do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mussa Kussa.

O antigo presidente haitiano, Jean Bertrand Aristide, chega ao aeroporto de Port-au-Prince, a bordo de um avião privado e proveniente de um exílio de sete anos na África do Sul.

Dia 19

O Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, inicia uma visita de dois dias ao Brasil.

Dia 20

Decorre, na Casa da Ópera de Sydney, o concerto inaugural da Orquestra Sinfónica do YouTube, que integra o trompetista português Pedro Silva.

A comissão política nacional do líder do CDS-PP Paulo Portas é eleita com 91,7 por cento dos votos, enquanto no Conselho Nacional a direção obtém 80,8 por cento do total.

O cantor e produtor norte-americano Wyclef Jean é atingido a tiro na mão no Haiti, país onde nasceu, durante a campanha presidencial do candidato Michel Martelly.

Dia 22

O ex-presidente israelita Moshé Katzav é condenado a sete anos de prisão efetiva depois de ter sido reconhecido culpado de duas violações, um caso sem precedentes na história do Estado de Israel.

Dia 23

O Tribunal Arbitral do Desporto dá provimento ao recurso de Carlos Queiroz, considerando que o ex-selecionador português de futebol não teve intenção de perturbar uma ação de controlo antidoping.

O primeiro-ministro, José Sócrates, apresenta a demissão ao Presidente da República por considerar que ficou sem condições para governar, depois de o Parlamento ter aprovado resoluções de rejeição de toda a oposição ao chamado PEC 4 proposto pelo Governo.

Dia 25

PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP aprovam na Assembleia da República a revogação da avaliação de desempenho dos professores em vigor.

Lançamento do iPad 2 em Portugal.

Dia 26

José Sócrates é reeleito secretário-geral do PS, com 93,3 por cento dos votos.

Dia 27

O partido do Presidente Nicolas Sarkozy perde a segunda volta das eleições regionais em França para os socialistas. O Partido Socialista recolhe 35 por cento dos votos na segunda volta das regionais (ao nível dos departamentos), enquanto a União para um Movimento Popular, de Sarkozy, obtém 18,89 por cento.

A coligação de centro direita liderada pela CDU de Angela Merkel é derrotada pela coligação dos Verdes e do SPD nas eleições regionais de Baden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha, depois de quase seis décadas no poder.

Dia 28

A Presidência da República anuncia que o antigo ministro António Bagão Félix passa a integrar o Conselho de Estado, em substituição do também democrata-cristão Anacoreta Correia.

Uma nova lei que obriga todas as empresas mineiras que operam no Zimbabué a vender a maioria do seu capital a "indígenas zimbabueanos" é publicada de surpresa na gazeta governamental.

E anunciada a atribuição do prémio Pritzker 2011 ao arquiteto Eduardo Souto Moura, o maior galardão mundial na área da arquitetura.

Dia 29

A Presidente do Brasil inicia uma visita de dois dias Portugal. Dilma Rousseff acompanha o ex-presidente Lula da Silva que recebe o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.

No dia em que o poder na Síria mobiliza centenas de milhares de pessoas em manifestações de apoio ao Presidente, o governo apresenta a sua demissão a Bachar-al-Assad, que aceita o pedido. A demissão do Executivo ocorre 11 dias após o início de protestos sem precedentes neste país árabe a exigir reformas democráticas.

Dia 30

O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anuncia que não se recandidatará à presidência do Governo nas eleições gerais de 2011.

Dia 31

O Presidente da República anuncia a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições legislativas antecipadas para 5 de junho.

A organização Mundial do Comércio (OMC) decide que os Estados Unidos atribuíram subsídios ilegais à construtora aeronáutica Boeing. A sentença da OMC obriga a construtora aeronáutica americana a devolver as subvenções estatais, numa sentença que responde a uma denúncia da União Europeia contra os Estados Unidos, por Bruxelas considerar que os subsídios prejudicaram o competidor europeu Airbus, no quadro de uma disputa comercial que as duas empresas mantêm desde 2004.

ABRIL

Dia 3

O FC Porto vence o Benfica por 2-1 no Estádio da Luz e torna-se campeão nacional pela 25.ª vez, a cinco jornadas do final da Liga.

Dia 4

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anuncia a recandidatura ao cargo nas eleições de 2012 através de um vídeo colocado no YouTube.

Dia 6

O primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, anuncia que o Governo dirigiu um pedido de assistência financeira à Comissão Europeia para garantir condições de financiamento a Portugal e ao seu sistema financeiro.

Pela primeira vez em meio século de carreira Bob Dylan atua em Pequim, na China.

Dia 8

O PS inicia o seu XVII Congresso, que decorre durante três dias na Exponor, em Matosinhos.

Dia 11

Entra em vigor em França a lei do "véu islâmico". O uso do véu islâmico passa a ser punido com multas até 150 euros e eventuais detenções.

Dia 12

Uma missão técnica da Comissão Europeia, BCE e FMI, liderada por Juergen Kroeger (CE), Rasmus Rüffer (BCE) e Poul Thomsen (FMI), chega a Portugal para iniciar negociações sobre o programa de ajuda financeira ao país.

Dia 13

Frederico Gil torna-se o primeiro português a qualificar-se para os oitavos de final de um torneio da categoria Masters 1000 do circuito ATP, em Monte Carlo.

Quase 70 passageiros partem rumo a Cabo Verde, a bordo do primeiro avião comercial a descolar do aeroporto de Beja, um Boeing da companhia cabo-verdiana TACV. " hora prevista, cerca das 18:20, o avião abandona a placa de estacionamento do aeroporto e dirige-se para a pista militar da Base Aérea n.º 11, de onde descolou para Cabo Verde.

Dia 14

Portugal assume o comando da missão militar naval da União Europeia no combate à pirataria, na Somália, com a fragata Vasco da Gama.

A ex-presidente da Câmara de Felgueiras, Fátima Felgueiras, é condenada a um ano e oito meses de prisão, com pena suspensa, e a 70 dias de multa pelo crime de participação económica em negócio. A autarca é ainda condenada a pagar à Câmara de Felgueiras uma indemnização de 16.760 euros devido aos honorários pagos pela autarquia ao advogado brasileiro Paulo Ramalho.

O primeiro-ministro designado da Síria, Adel Safar, forma o seu governo.

O presidente são-tomense, Fradique de Menezes, marca para dia 17 de julho a realização das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

Helena Nazaré é eleita para a presidência da Associação Europeia das Universidades (EUA) para um mandato de três anos como presidente da EUA, sucedendo no cargo ao suíço Jean-Marc Rapp.

Dia 19

Fidel Castro confirma, num artigo publicado pela imprensa oficial, a renúncia à chefia do Partido Comunista de Cuba (PCC), o seu último cargo político, ao pedir a sua exclusão do Comité Central daquele que é o único partido político da ilha.

Dia 21

Real Madrid derrota FC Barcelona (1-0) e vence Taça do Rei.

Dia 25

As cerimónias do 25 de Abril decorrem no Palácio de Belém, substituindo a tradicional sessão solene comemorativa da "Revolução dos Cravos" na Assembleia da República, cancelada depois da dissolução do Parlamento. A cerimónia teve intervenções dos três ex-chefes de Estado Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes e um discurso do Presidente da República, Cavaco Silva.

Dia 28

Entra em vigor o diploma que cria o Grupo Hospitalar do Centro de Lisboa. Os recursos dos hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central, do Curry Cabral e da Maternidade Alfredo da Costa passam a ser geridos em conjunto, de acordo com a portaria publicada em Diário da República.

Dia 29

Um atentado em Marraquexe, na região sul de Marrocos, fez pelo menos 15 vítimas mortais, entre os quais um português.

Uma violenta trovoada e um temporal de chuva e granizo assolam parte da cidade de Lisboa, nomeadamente na zona de Benfica e Damaia, provocando a interrupções de trânsito, corte de circulação de comboios e inundações.

O Tribunal Constitucional declara a inconstitucionalidade da revogação da avaliação do desempenho docente, cuja fiscalização preventiva tinha sido pedida pelo Presidente da República.

O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e Kate Middleton casam-se na Abadia de Westminster, em Londres.

O primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, inauguram a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, um investimento de 70 milhões de euros.

Dia 30

O Fonte Bastardo conquista o seu primeiro título nacional de voleibol ao vencer o Benfica, por 3-1, no segundo jogo do "play-off" do título, realizado na Praia da Vitória, na Ilha terceira, nos Açores.

O filho mais novo de Muammar Kadhafi, Saif al-Arab Kadhafi, 29 anos, e três netos são mortos por um ataque aéreo da NATO, a que o líder líbio sobreviveu.

MAIO

Dia 1

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia que o chefe da Al-Qaida, Osama bin Laden, foi morto por serviços especiais norte-americanos. Cinco pessoas, incluindo Osama bin Laden, morrem no numa operação contra a residência do líder da Al Qaida a 50 quilómetros a norte de Islamabad, Paquistão.

O tenista argentino Martin del Potro vence o Estoril Open, ao derrotar na final o espanhol Fernando Verdasco, por 6-2 e 6-2, somando o nono título da sua carreira.

Realiza-se na praça de São Pedro, no Vaticano, a cerimónia de beatificação do papa João Paulo II.

Dia 3

D. José Policarpo é eleito novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, no decorrer da 177.ª Assembleia Plenária, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.

As fações palestinianas assinam, no Cairo, um acordo de reconciliação que permite a realização de eleições no prazo de um ano. Os representantes de 13 grupos, incluindo os grandes rivais Fatah, no poder na Cisjordânia, e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, bem como independentes assinaram o acordo depois de terem tido encontros com responsáveis egípcios.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia, numa comunicação ao país, que o Governo conseguiu um "bom acordo" com a 'troika' internacional com vista à ajuda financeira a Portugal.

Dia 5

A Troika (CE, UE, FMI) apresenta o programa de assistência financeira a Portugal de 78 mil milhões de euros.

Dia 6

O Sporting de Braga qualifica-se pela primeira vez para uma final de uma prova da UEFA ao eliminar o Benfica nas meias-finais da Liga Europa em futebol.

Dia 8

Hóquei em patins: o Benfica conquista Taça CERS ao vencer os espanhóis do Vilanova, por 6-4.

Dia 11

Nove pessoas morrem na localidade de Lorca em Múrcia, Sudeste de Espanha, após dois sismos, um de 5,2 e outro de 4,5 de magnitude. Muitos edifícios ficaram danificados.

Dia 13

Muhammad Yunus, prémio Nobel da Paz em 2006 por ter fundado a primeira instituição de microcrédito, anuncia a sua demissão do Banco Grameen após perder o último recurso jurídico num processo que o opunha ao governo.

Dia 15

Dominique Strauss-Kahn, presidente do FMI e líder do Partido Socialista francês, é detido em Nova Iorque. De acordo com as autoridades policiais americanas, o presidente do FMI tentou agredir a empregada do hotel Sofitel, de 32 anos, ao tentar arrastá-la para dentro do quarto.

Dia 17

Dominique Strauss-Kahn demite-se, através de comunicado, do cargo de diretor geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), na sequência da acusação de tentativa de violação.

Dia 18

O FC Porto conquista a Liga Europa 2010/11, arrecadando o seu quarto título europeu, ao derrotar o Sporting de Braga por 1-0, na primeira final europeia a contar com duas equipas portuguesas, que decorreu em Dublin, Irlanda.

Dia 20

A Secção Disciplinar do Conselho Superior do Ministério Público decide arquivar os processos instaurados aos procuradores titulares do caso Freeport, Paes de Faria e Vítor Magalhães.

Dia 22

O FC Porto conquista a Taça de Portugal ao vencer o Vitória de Guimarães por 6-2.

O Partido Popular (PP) vence eleições municipais em Espanha obtendo 37,53 por cento dos votos, contra os 27,79 do Partido Socialista (PSOE) e os 6,31 da Esquerda Unida (IU).

Dia 23

Entra em vigor a proibição de fumar no Central Park, em Nova Iorque, Estados Unidos.

O cadáver do antigo Presidente do Chile Salvador Allende é exumado, no âmbito de um inquérito judiciário para averiguar se foi assassinado ou se suicidou no dia do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973.

Dia 24

Domingos Paciência é apresentado como novo treinador da equipa de futebol do Sporting.

Dia 25

O Presidente da República, Cavaco Silva, exerce pela primeira vez o direito de veto no seu segundo mandato, devolvendo à Assembleia da República o diploma relativo ao regulamento orgânico da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.

A Polícia Judiciária desloca-se à Benfica Futebol SAD solicitando diversa documentação sobre a transferência do guarda-redes Júlio César.

Dia 27

O Tribunal de Oeiras condena as televisões generalistas (RTP, SIC e TVI) a realizarem debates frente a frente com todos os partidos concorrentes às legislativas até ao último dia da campanha, dando razão a uma providência cautelar interposta pelo PCTP/MRPP.

Dia 28

O Barcelona sagra-se campeão europeu ao vencer na final o Manchester United por 3-1, no Estádio de Wembley.

Dia 31

O médio Paul Scholes anuncia, com 36 anos, o final da sua carreira futebolística, com efeitos imediatos, e a continuidade no Manchester United, como elemento da equipa técnica.

JUNHO

Dia 1

O músico e poeta canadiano Leonard Cohen vence o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras de 2011.

Dia 3

A atriz Sónia Brazão sofre queimaduras graves na sequência de uma explosão no seu apartamento, em Algés, concelho de Oeiras. Do acidente resultou mais uma pessoa ferida. O edifício ficou interditado e houve estragos avultados no local.

Dia 5

O PSD, de Pedro Passos Coelho, vence as eleições legislativas antecipadas, com 38,6 por cento dos votos. Seguem-se PS (28,1%), CDS-PP (11,7%), CDU (7,9%) e BE (5,2%). José Sócrates anuncia a demissão da liderança do PS.

Dia 7

O ex-goleador brasileiro Ronaldo despede-se da seleção brasileira na vitória da sua equipa por 1-0 contra a Roménia, partida na qual jogou apenas 15 minutos.

Dia 11

Um recorde mundial com 10 anos é batido em Fátima, com a concentração de 2.310 motorizadas antigas.

Dia 12

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento, do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ganha as eleições ao obter 49,90% do sufrágio.

Dia 15

O Presidente da República, Cavaco Silva, indigita o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, para o cargo de primeiro-ministro.

Dia 16

O PSD e CDS-PP assinam o acordo político que serve de base à coligação maioritária de Governo entre os dois partidos para os próximos quatro anos, intitulado "Maioria para a Mudança".

O antigo pugilista paquistanês Abrar Hussain, que participou em três edições dos Jogos Olímpicos, é abatido por dois atiradores desconhecidos, em Quetta (Paquistão).

Dia 17

O novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, entrega a composição do novo Governo ao Presidente da República, Cavaco Silva.

Dia 20

Tem lugar o primeiro dia de trabalhos da 12.ª Legislatura na Assembleia da República com a tomada de posse dos novos deputados e primeira de eleição do Presidente da Assembleia da República. Fernando Nobre recebe 106 e 105 votos, na primeira e segunda votação e não é eleito.

Dia 21

O XIX Governo Constitucional, liderado pelo novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, toma posse.

Assunção Esteves é eleita presidente da Assembleia da República, com 186 votos favoráveis, tornando-se na primeira mulher a ocupar este cargo.

O FC Porto anuncia Vítor Pereira, ex-treinador adjunto do clube, como novo técnico da equipa principal de futebol, e que recebeu o valor da cláusula de rescisão de André Villas-Boas, 15 milhões de euros.

Ban Ki-moon é reeleito secretário-geral da ONU.

Dia 22

André Villas-Boas é apresentado como novo treinador do Chelsea.

Dia 24

Mário Draghi é nomeado presidente do Banco Central Europeu, sucedendo a Jean-Claude Trichet.

Líderes europeus aprovam adesão da Croácia à UE ao concluírem negociações preparatórias conduzidas desde 2005 com aquele país.

Dia 26

O River Plate empata em casa com o Belgrano (1-1) e cai pela primeira vez para a segunda divisão do futebol argentino.

O brasileiro José Graziano da Silva é eleito para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), derrotando o ex-chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos.

Dia 27

O Tribunal Penal Internacional emite mandado de detenção para Muammar Kadhafi por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia desde 15 de fevereiro.

Dia 30

O Governo anuncia a criação de imposto especial que visa o corte de 50% do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional, sobre todos os rendimentos que estão sujeitos a englobamento no IRS.

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribui a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas, a quinta no país.

A China inaugura a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo, entre Pequim e Xangai.

Manuel Queiroz demite-se do cargo de diretor do jornal i, do Grupo Lena.

JULHO

Dia 1

A justiça norte-americana decide libertar Dominique Strauss-Kahn, mas sem abandonar a acusação por crimes sexuais que lhe custou o cargo de diretor-geral do Fundo Monetário Internacional.

Fernando Nobre apresenta a renúncia ao mandato de deputado.

Dia 3

O partido da oposição tailandesa vence as eleições legislativas na Tailândia ao conquistar 265 dos 500 lugares no Parlamento. O Pheu Thai (Para Tailandeses), partido ligado ao ex-primeiro ministro exilado Thaksin Shinawatra, liderado pela sua irmã, Yingluck Shinawatra, conquista a maioria absoluta, derrotando o principal rival, o Partido Democrático do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, que obteve 159 assentos.

Dia 4

O ex-presidente tunisino Ben Ali é condenado à revelia a 15 anos e seis meses por posse de armas, drogas e peças arqueológicas.

Dia 5

António Ribeiro Ferreira assume o cargo de diretor do jornal i.

Christine Lagarde assume a direção do Fundo Monetário Internacional.

O Conselho de Ministros aprova um decreto-lei que põe fim aos direitos especiais do Estado enquanto acionista na EDP -- Energias de Portugal, S.A, na Galp Energia, SGPS, S.A. e na Portugal Telecom, SGPS, S.A.

A Agência de notação Moody's corta em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk).

O ministro da Reconstrução do Japão, Ryu Matsumoto, apresenta a demissão depois de ter afirmado que o governo não iria apoiar as regiões afetadas pelo sismo que não apresentassem boas ideias para a sua reconstrução. Tinha assumido a pasta uma semana antes.

Dia 7

O presidente da News Corporation, James Murdoch, filho do magnata Rupert Murdoch, anuncia o encerramento do tablóide britânico News of the World, envolvido num escândalo de escutas ilegais. O jornal sai para as bancas pela última vez a 10 de julho.

Parte da cobertura do estádio do FC Twente, na Holanda, cai e provoca um morto e 14 feridos.

Dia 8

O vaivém espacial Atlantis parte para a sua 135.ª e última missão.

Dia 9

A República do Sul do Sudão proclama oficialmente a sua independência, numa cerimónia que decorre na capital, Juba, perante as delegações de oitenta países, trinta chefes de Estado, tornando-a como o mais recente país do mundo.

O português Rui Costa (Movistar) vence a oitava etapa da Volta à França em bicicleta, numa distância de 189 quilómetros, entre Aigurende e Super-Besse Sancy.

Dia 12

José Matos Rosa é eleito secretário-geral do PSD.

O jornalista Fernando Paula Brito, chefe da delegação da agência Lusa em Bruxelas, é indigitado novo diretor de informação da Lusa, no mesmo dia em que saem da direção editorial Luís Miguel Viana e Domingos Andrade.

Dia 17

A seleção portuguesa de Sevens conquista, pela oitava vez, o título de Campeã da Europa.

Rebekah Brooks, diretora-executiva da News International, é detida no âmbito do caso das escutas no Reino Unido.

Dia 18

O responsável da Scotland Yard (polícia criminal de Londres) pelo combate ao terrorismo apresenta a demissão na sequência de dúvidas levantadas sobre como lidou com a investigação às escutas telefónicas do tabloide News of the World.

Sean Hoare, antigo jornalista do extinto jornalista do News of the World, é encontrado morto na sua casa. Hoare foi o primeiro a confirmar publicamente a prática de escutas ilegais no jornal, tendo sido despedido em 2005.

Dia 20

O ex-líder dos sérvios da Croácia Goran Hadzic, acusado de crimes de guerra, é detido.

Dia 21

O vaivém norte-americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, aterra no Centro Espacial Kennedy, depois da sua última missão espacial.

Os líderes da Zona Euro alcançam um acordo sobre um segundo plano de resgate grego, num total de 160 mil milhões de euros, que prevê uma participação de cerca de 50 mil milhões dos credores privados da Grécia.

Dia 22

A presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Cristina Azevedo, abandona o cargo após chegar a um acordo de rescisão com aquela instituição.

José Mourinho, treinador do Real Madrid, é nomeado também diretor desportivo de futebol do clube espanhol.

Um atentado a bomba atinge vários prédios do quartel-general do governo da Noruega, em Oslo. Pouco depois, um outro ataque foi registado numa ilha próxima a Oslo. Um homem vestido de policial abriu fogo contra jovens reunidos em um encontro da juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya. Anders Behring Breivik declarou-se autor confesso dos atentados e foi detido.

Dia 23

António José Seguro é eleito secretário-geral do PS com 23.903 votos (67,98%), contra 11.257 do candidato adversário, Francisco Assis (32,02%).

Dia 24

O Uruguai conquista o 15.º título da Copa América de futebol da sua história, após bater o Paraguai na final, por 3-0, tornando-se a seleção com mais títulos na competição.

Dia 26

Um acidente com um avião militar em Guelmin, no sul de Marrocos, provoca 78 mortos e três feridos graves.

Dia 28

Abdel Fattah-Younes, chefe militar dos rebeldes líbios, é morto.

Dia 29

O Governo aprova uma deliberação que fixa tetos globais para a despesa pública e uma proposta de orçamento retificativo para 2011. Estas decisões são anunciadas pelo secretário de Estado da Presidência, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros.

O nome de João Serra para presidente da Fundação Cidade de Guimarães é aprovado por maioria pelo executivo da Câmara Municipal de Guimarães.

Dia 31

O Ministério das Finanças anuncia que o Banco Bic será o novo dono do BPN, divulgando que a proposta de aquisição de 100 por cento das ações pelo banco angolano é de 40 milhões de euros.

AGOSTO

Dia 1

O Governo entrega na Assembleia da República o orçamento retificativo de 2011.

Dia 3

O orçamento retificativo de 2011 é aprovado no Parlamento com os votos favoráveis do PSD, CDS e PS.

Dia 5

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, apresenta o Programa de Emergência Social.

A Assembleia da República elege Pinto Balsemão, Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, António José Seguro e Manuel Alegre para o Conselho de Estado.

Dia 7

Manuel Pinto da Costa vence a segunda volta das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe.

O FC Porto vence a Supertaça Cândido de Oliveira ao derrotar o Vitória de Guimarães por 2-1, no Estádio Municipal de Aveiro.

Dia 8

O novo primeiro-ministro do governo no exílio do Tibete toma posse, substituindo o dalai-lama como líder político dos budistas tibetanos, numa cerimónia em Dharamsala (norte da Índia). Lobsang Sangay, um jurista que estudou nos Estados Unidos, torna-se assim no primeiro homem na história do Tibete a assumir um poder político superior ao do dalai-lama.

Em Londres, vários jovens pilham várias lojas em protesto contra a polícia.

Dia 18

O Barcelona ganha a Super Taça espanhola ao vencer o Real Madrid por 3-2, em jogo da segunda mão.

O ministro da Agricultura brasileiro, Wagner Rossi, apresenta a demissão na sequência de acusações por corrupção, sendo o quarto elemento do gabinete da Presidente Dilma Rousseff a abandonar o governo.

Dia 21

O Brasil sagra-se campeão do Mundo Sub-20 pela quinta vez, ao derrotar Portugal por 3-2 na final do torneio disputado na Colômbia.

Jorge Carlos Fonseca é eleito presidente de Cabo Verde, na segunda volta das eleições presidenciais.

Dia 22

Rebeldes tomam o poder de Tripoli, capital da Líbia, e controlam o aeroporto, televisão e rádio estatal. Milhares de líbios festejam a queda do regime em várias cidades do país.

Dia 23

O juiz Michael Obus aceita em Nova Iorque encerrar o processo contra Dominique Strauss-Kahn, antigo diretor do Fundo Monetário Internacional.

Dia 25

Steve Jobs, co-fundador da Apple, renuncia ao cargo de CEO da empresa norte-americana.

Os acionistas da EDP aprovam o fim dos direitos especiais do Estado na empresa, com uma votação favorável de 94 por cento do capital representado na assembleia-geral.

O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, é eleito o melhor jogador na Europa de 2010/2011, recebendo no Mónaco a primeira edição do novo prémio atribuído pela União Europeia de Futebol (UEFA).

Dia 26

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, de 64 anos, anuncia a sua demissão.

O Barcelona vence a Supertaça europeia ao derrotar o FC Porto por 2-0 no Mónaco.

Dia 27

O semanário Expresso noticia uma alegada espionagem ao ex-jornalista do Público Nuno Simas, atual diretor adjunto de informação da Lusa, levada a cabo em 2010 pelo Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

Dia 30

O parlamento do Japão elege o ex-ministro das Finanças Yoshihiko Noda primeiro-ministro.

O Congresso de Deputados espanhol aprova, numa sessão marcada por alguma tensão, a alteração do artigo 135.º da Constituição para impor um limite ao défice, com os votos favoráveis dos maiores partidos.

Dia 31

O defesa central Ricardo Carvalho ausenta-se sem justificação do estágio da seleção nacional, a decorrer em Óbidos.

SETEMBRO

Dia 1

Ricardo Carvalho renuncia à seleção portuguesa de futebol, afirmando ter-se sentido "desrespeitado e ferido" na sua dignidade pelo selecionador nacional Paulo Bento, que acusou o jogador de 'ter desertado'.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresenta o Documento de Estratégia Orçamental.

Dia 3

O Benfica conquista a quinta Supertaça de futsal do seu historial ao bater o Sporting, por 3-2, em jogo disputado no pavilhão de Portimão.

São Tomé e Príncipe: Manuel Pinto da Costa é empossado no cargo de Presidente da República.

Dia 5

O ex-primeiro-ministro da Islândia Geeir Haarde começa a ser julgado num tribunal em Reiquejavique por ter sido acusado de negligência grave devido ao colapso do sistema financeiro do país.

Dia 7

O Governo anuncia que escolheu John Michael Cracha do Souto Antunes para presidir ao conselho de administração da Parque Expo.

Dia 8

A alteração ao Código do Trabalho que estabelece um novo sistema de compensações na cessação de contrato de trabalho reduzindo dos atuais 30 para 20 dias é aprovada no Parlamento com os votos contra de toda a oposição.

Dia 9

Os delegados ao XVIII Congresso Nacional do PS elegem por larga maioria a ex-ministra Maria de Belém para o cargo de presidente do partido substituindo Almeida Santos, que ocupava este lugar desde 1992.

Jorge Carlos Fonseca toma posse como novo Presidente de Cabo Verde.

Dia 10

A alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém são eleitas como as "7 Maravilhas da Gastronomia" nacional.

Dia 12

A seleção portuguesa de voleibol é afastada do Europeu, ao perder por 3-0 com a Estónia, na terceira jornada do Grupo B, em Karlovy.

Dia 13

A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decide "afastar" Ricardo Carvalho por um ano da seleção nacional, no seguimento do abandono de um estágio em vésperas do jogo com Chipre, de qualificação para o Euro2012.

Henrique sotero, conhecido como "violador de Telheiras" é condenado à pena máxima de prisão (25 anos de prisão). O tribunal dá como provado que Henrique Sotero cometeu 71 crimes, contra 16 vítimas, 14 raparidas e dois homens, condenando ainda o arguido ao pagamento de indemnizações entre os 20 e os 35 mil euros.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) desbloqueia a segunda parcela do resgate a Portugal, de 3,98 mil milhões de euros, elevando os fundos atribuídos a Lisboa para um total de 10,43 mil milhões de euros.

Dia 14

Igreja Católica anuncia criação de serviços anticrise nas paróquias.

Carlos Zorrinho é eleito presidente do grupo parlamentar do PS com 62 por cento dos votos favoráveis.

A Comissão Europeia (CE) adota propostas com vista a melhorar as condições dos empréstimos concedidos pela União Europeia a Portugal e Irlanda, através da redução das taxas de juro e extensão dos prazos de reembolso. A CE aprova igualmente uma nova tranche de assistência financeira a Portugal no valor de 11,5 mil milhões de euros.

Dia 15

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura é distinguida com o Prémio Secil Arquitetura 2010, atribuído pela Secil e pela Ordem dos Arquitetos.

O Governo anuncia a criação da Direção Geral do Património Cultural, que integrará os institutos dos museus, património arquitetónico e arqueológico - IGESPAR e IMC - bem como a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo.

É aprovado em Conselho de Ministros o relatório final do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC) que prevê a extinção de 23 direções gerais, 19 institutos públicos e 19 órgãos consultivos.

O ministro das Relações Exteriores angolano, Georges Chicoti, em visita oficial a Portugal, assina om o seu homólogo português, Paulo Portas, um protocolo que facilita a emissão de vistos para Angola.

Dia 16

O Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal acusam a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas, que consideram "grave" e da qual não têm conhecimento de casos similares.

O ex-ministro Augusto Santos Silva decide afastar-se de todos os órgãos nacionais do PS nos próximos dois anos e não integrar a lista única para a nova Comissão Política Nacional.

Dia 19

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, confirma a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, nas eleições de 10 de dezembro.

A RTPN, canal de notícias por cabo da estação pública, passa a chamar-se RTP Informação e aparece com uma nova grelha e imagem.

Dia 20

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anuncia que não participará na campanha de Alberto João Jardim às eleições regionais da Madeira de 9 de outubro.

Dia 21

Os palácios nacionais de Queluz e da Vila em Sintra passam para a alçada da empresa pública Parques de Sintra - Monte da Lua, informa em comunicado a Secretaria de Estado da Cultura.

Dia 22

A Assembleia geral da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja aprova por unanimidade a dissolução da empresa.

Dia 23

Cantora cabo-verdiana Cesária Évora anuncia o fim da sua carreira.

Dia 25

A Monumental de Barcelona esgota a lotação para testemunhar a última corrida de touros antes de entrar em vigor a proibição decidida pelas autoridades da Catalunha.

O rei Abdullah da Arábia Saudita anuncia a concessão às mulheres do direito de votarem e serem eleitas nas eleições municipais, as únicas organizadas no país.

Dia 26

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, apresenta o Livro Verde da Reforma Administrativa.

O primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero dissolve o parlamento e marca eleições legislativas para 20 de novembro.

A Polícia Judiciária captura, nos arredores de Lisboa, George George Wright, cidadão norte-americano, condenado por homicídio e que estava fugido às autoridades do seu país há 41 anos.

Dia 28

Alegando cansaço, Albert Uderzo, criador das aventuras de Astérix e Obélix, passa o testemunho aos desenhadores Frédéric e Thierry Mébarki e ao guionista Jean-Yves Ferri.

Dia 29

A direção da Associação Nacional de Farmácias anuncia a sua demissão em protesto por ter sido "marginalizada" da discussão sobre a medida de Governo de redução dos preços dos medicamentos.

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, é detido ao final da tarde pela PSP, no cumprimento de um mandado de detenção.

Dia 30

O Tribunal de Oeiras decreta libertação imediata de Isaltino Morais, um dia depois deste ter sido detido.

OUTUBRO

Dia 3

O norte-americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadiano Ralph Steinman partilham o prémio Nobel da Medicina 2011.

Dia 4

João Cotrim de Figueiredo deixa o cargo de diretor-geral da TVI.

A Academia Sueca distingue com o Nobel da Física o trabalho de três cientistas norte-americanos pela descoberta da aceleração da expansão do Universo através da observação de supernovas.

A estudante norte-americana Amanda Knox é absolvida por um tribunal superior italiano da condenação por homicídio, em 2007, da colega britânica Meredith Kercher, pela qual tinha sido condenada a 26 anos de prisão em primeira instância.

Dia 5

A Academia Sueca distingue com o Prémio Nobel da Química 2011 o cientista israelita Daniel Shechtman pela sua descoberta de quasi-cristais.

Dia 6

O Prémio Nobel da Literatura 2011 é atribuído a Tomas Transtromer.

Taur Matan Ruak passa simbolicamente a chefia das Forças Armadas de Timor-Leste a Lere Anan Timur com a entrega da medalha de Nobel da Paz atribuída ao Presidente do país, José Ramos-Horta, em 1996.

Dia 7

O presidente do PS/Açores, Carlos César, anuncia que não se recandidata à presidência do Governo Regional nas eleições que se vão realizar em 2012.

O Prémio Nobel da Paz é atribuído pela Academia Sueca a duas liberianas Ellen Johnson-Sirleaf, presidente do país, Leymah Gbowee e a uma iemenita Tawakkul Karman.

Dia 9

O PSD conquista a 10.ª maioria absoluta em eleições legislativas regionais da Madeira, tendo conseguido eleger 25 dos 47 deputados regionais. No entanto, o PSD obtém o seu pior resultado de sempre em eleições legislativas regionais - 48,56 por cento.

O alemão Sebastian Vettel sagra-se o mais jovem bicampeão mundial da Fórmula 1, aos 24 anos e 98 dias.

Dia 10

O Prémio Nobel da Economia é atribuído da Thomas J. Sargent e Cristopher A. Sims.

O ex-chefe das Forças Armadas timorenses Taur Matan Ruak anuncia a sua candidatura às presidenciais de 2012 de Timor-Leste.

Dia 11

O Tribunal Petcherski condena Iúlia Timochenko, antiga primeira-ministra ucraniana, a sete anos de prisão por "abuso de poder" aquando da assinatura de contratos de fornecimento de gás russo em 2009.

O juiz considerou ter ficado provado que Timochenko provocou prejuízos no valor de 150 milhões de euros.

Dia 13

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anuncia um novo pacote de austeridade previsto no Orçamento do Estado para 2012, que elimina os subsídios de Natal e férias para os funcionários públicos e para as pensões acima de mil euros até final de 2013.

Dia 14

O ministro da Defesa britânico, Liam Fox, apresenta a demissão ao primeiro-ministro, David Cameron, após 10 dias de polémica sobre diversos conflitos de interesses e sobre o envolvimento de um amigo em questões governamentais.

Dia 18

João Ricardo Pedro torna-se o primeiro português a ser distinguido com o Prémio LeYa, pelo romance inédito "O teu rosto será o último".

Luísa Roseira e Raquel Alexandra, indicadas pelo grupo parlamentar do PSD, e Arons de Carvalho e Rui Gomes, indicados pelo grupo parlamentar do Partido Socialista, são eleitos membros do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Dia 20

As autoridades líbias confirmam a morte do líder deposto Muammar Kadhafi. Que governou a Líbia durante quase 42 anos com mão de ferro, foi morto na região de Sirte.

O Governo aprova a criação do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia, que será presidido pelo primeiro-ministro e contará com a participação dos ministros de Estado e da Economia e do Emprego.

A ETA, organização terrorista que defende o separatismo basco, anuncia que "decidiu o fim definitivo da sua ação armada".

Dia 21

Os ministros das finanças da Zona Euro aprovam o desembolso de uma nova tranche de oito mil milhões de euros da ajuda financeira à Grécia.

Dia 23

O partido islâmico Ennahda vence as eleições para a Assembleia Constituinte na Tunísia, com 41,47 por cento dos votos.

Um forte terramoto de magnitude 7,3, segundo o instituto norte-americano de geofísica USGS, acontece às 13:41 hora local (11:41 horas em Lisboa), no leste da Turquia, provocando danos materiais e vítimas.

O candidato pela lista A e atual presidente, António Soares, é reeleito presidente do Belenenses até outubro de 2014, ao receber 57,8 por cento dos votos.

A Nova Zelândia conquista pela segunda vez o Mundial de râguebi ao bater a França na final (8-7).

Dia 24

Uma parte da cobertura da zona do "check in" do aeroporto de Faro cai provocando cinco feridos ligeiros.

Dia 25

O caricaturista e ilustrador André Carrilho vence o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2011, com o cartoon "Wikileaks", e pela primeira vez foram ainda distinguidas obras publicadas na imprensa regional.

A brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, vence o Prémio Literário José Saramago, no valor de 25 mil euros, com o romance "Os Malaquias".

O ex-líder líbio Muammar Kadhafi é enterrado de madrugada num "local secreto" depois de uma cerimónia religiosa.

Dia 26

O ministro brasileiro do Desporto, Orlando Silva, apresenta a sua demissão à presidente Dilma Rousseff.

O decreto-lei que regula a oitava fase de privatização da EDP é publicado em Diário da República, após a 'luz verde' do Presidente da República, Cavaco Silva.

A União Europeia chega a acordo sobre a recapitalização dos bancos, durante a cimeira dos chefes de Estado e de governo dos 27 que decorreu em Bruxelas.

O parlamento alemão (Bundestag) aprova o reforço do fundo de resgate europeu.

Dia 27

O Conselho de Ministros aprova as onze leis orgânicas dos diferentes Ministérios que integram o XIX Governo Constitucional, tendo adotado estruturas com modelos de organização mais reduzidos e com menores custos, promovendo simultaneamente uma maior eficiência e eficácia operacional. As leis orgânicas dos 11 ministérios do Governo prevêm a extinção de 146 organismos públicos e de 290 cargos de direção superior.

O comité de peritos da UNESCO recomenda a inscrição do fado na lista representativa do Património Cultural da Humanidade, por considerar que é "um género de grande versatilidade poética e musical" com "um forte sentimento de pertença e ligação a Lisboa".

O Ministério Público brasileiro acusa o advogado e ex-deputado Duarte Lima pela morte da portuguesa Rosalina Ribeiro e pede a sua prisão preventiva.

Dia 28

O português João Silva revalida o título de campeão europeu de triatlo de sub-23, em Eilat, Israel, subindo pela terceira vez na sua carreira ao lugar mais alto do pódio nos Europeus do escalão.

O comentador Carlos Magno é cooptado como quinto elemento para a Entidade Reguladora da Comunicação Social.

A proposta de Orçamento retificativo do Governo é aprovada com os votos favoráveis de PSD e CDS-PP e a abstenção do PS, com sete deputados socialistas a subscreverem uma declaração de voto. O PCP, o BE e o PEV votaram contra o documento.

Os 16 países membros da Commonwealth acordam alterar as regras de sucessão ao trono de Inglaterra para acabar com a primazia masculina.

Dia 30

O par português Gonçalo Roque/Sofia Rolão conquista a medalha de ouro na prova de combinado/"All round" do 25.º Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática, em Varna, Bulgária.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anuncia, no Peso da Régua, a extinção da Empresa de Meios Áereos, cujas funções serão assumidas diretamente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O Maratona Clube de Portugal conquista em Almeirim os títulos masculino e feminino da Taça dos Campeões Europeus de Estrada, em atletismo, na qual Hermano Ferreira, da Conforlimpa, e Dulce Félix, do Maratona, foram os campeões individuais.

Dia 31

O primeiro-ministro grego George Papandreou anuncia a realização de um referendo sobre o acordo a que os 17 países da zona euro chegaram para reduzir em cerca de um terço a dívida grega.

O empresário Abdel Rahim al-Kib, natural de Tripoli, é eleito chefe do governo de transição da Líbia, durante uma reunião do Conselho Nacional de Transição. Al-Kib, que concorria ao cargo com mais quatro candidatos, foi eleito à primeira volta ao garantir 26 de 51 votos.

A NATO formaliza o fim da operação militar na Líbia.

NOVEMBRO

Dia 1

O juiz brasileiro Ricardo Pinheiro Machado, da 2.ª Vara Criminal de Rio Bonito, município do Estado do Rio de Janeiro, decreta a prisão preventiva do ex-deputado Duarte Lima. Lima é acusado pela Justiça brasileira pela morte da portuguesa Rosalina Ribeiro, assassinada em dezembro de 2009 no município de Saquarema, nos arredores do Rio de Janeiro.

Portugal e a Venezuela assinam 13 novos acordos de cooperação em matérias como saúde, energia elétrica, pecuária, indústria agroalimentar, venda de computadores Magalhães e na área naval. A cerimónia é presidida, em Caracas, na Venezuela, pelos ministros dos negócios estrangeiros da Venezuela, Nicolau Maduro, e de Portugal, Paulo Portas.

Dia 2

O tribunal superior britânico recusa o recurso do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, contra um pedido de extradição das autoridades suecas por alegações de violação.

Dia 3

O presidente do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, reúne-se com o Representante da República e é formalmente indigitado a formar o XI Governo Regional, na sequência da vitória eleitoral do partido nas legislativas regionais de 09 de outubro.

Duarte Lima pede a demissão do cargo de vogal da direção da Associação Portuguesa contra a Leucemia.

Dia 4

O ministro das Finanças grego, Evangélos Vénizélos, anuncia oficialmente aos responsáveis da Zona Euro e ao homólogo alemão a decisão da Grécia de "não organizar o referendo" que estava previsto sobre o plano europeu para a saída da crise.

Os advogados brasileiros de Duarte Lima interpõem um pedido de "habeas corpus" preventivo e pondera requerer o cancelamento de um outro apresentado por João Torres Brasil, cidadão que diz desconhecer.

Dia 5

O Benfica conquista pela primeira vez na sua história a Taça Continental de hóquei em patins, ao beneficiar da falta de comparência dos espanhóis do Liceo da Corunha.

Dia 6

Daniel Ortega, presidente cessante da Nicarágua, é reeleito na primeira volta das presidenciais.

Dia 7

O primeiro-ministro demissionário da Grécia, George Papandreou, e o líder da oposição, Antonis Samaras, chegam a um acordo sobre o chefe do governo de unidade nacional.

O primeiro-ministro francês anuncia um plano de austeridade com medidas fiscais que atingem 100 mil milhões de euros, visando atingir contas públicas equilibradas em 2016.

Dia 8

O plenário do Conselho Económico e Social aprova por maioria os pareceres sobre as Grandes Opções do Plano para 2012-2015 e sobre o Orçamento do Estado para 2012.

A Câmara dos Deputados de Itália aprova as Contas do Estado de 2010 mas o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, perde a maioria absoluta de 316 deputados, o que põe em dúvida a estabilidade futura do seu governo.

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeita o pedido do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, para afastar a juíza de primeira instância que tinha decretado a sua detenção.

O futebolista internacional português Bosingwa garante, em declarações ao jornal A Bola, que "nunca mais" vai representar Portugal enquanto Paulo Bento for selecionador nacional por se sentir "ofendido e desrespeitado" pelo técnico.

Dia 9

O Governo aprova em Conselho de Ministros as Grandes Opções do Pano 2012-2015.

Francisco Sarsfield Cabral, João do Amaral e Felisbela Lopes demitem-se do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para definir o conceito de serviço público de comunicação social.

O XI Governo da Região Autónoma da Madeira constituído na sequência das eleições legislativas regionais, que se realizaram a 09 de outubro, toma posse perante a Assembleia Legislativa.

O primeiro-ministro grego George Papandreou anuncia oficialmente a demissão.

A Rússia e a Geórgia assinam em Genebra um acordo que desbloqueia o ingresso russo na Organização Mundial do Comércio.

O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi anuncia que não vai recandidatar-se em caso de eleições antecipadas, numa entrevista ao jornal La Stampa.

Dia 10

O ex-vice-presidente do Banco Central Europeu, Lucas Papademos, é nomeado para liderar o novo governo de unidade nacional na Grécia, substituindo George Papandreou à frente do Executivo.

O pedido de "habeas corpus" para Domingos Duarte Lima, pedido pelos seus advogados, é negado por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Dia 11

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2012 é aprovada na generalidade com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e com a abstenção do PS e os votos contra dos partidos da oposição.

O governo de coligação grego, chefiado por Lucas Papademos, toma posse no palácio presidencial.

O Citigroup vende a editora discográfica EMI à Universal Music, que pertence à francesa Vivendi, e à Sony, por quase três mil milhões de euros.

O piloto francês Sebastien Loeb (Citroen) conquista o seu oitavo título mundial de ralis, beneficiando da desistência do finlandês Mikko Hirvonen (Ford), na segunda etapa do Rali da Grã-Bretanha.

O parlamento alemão aprova com os votos da coligação de centro direita um requerimento para limitar o poder das agências de 'rating', através, nomeadamente, da imposição de responsabilidade civil na legislação dos países da União Europeia.

Dia 12

Os deputados italianos adotam definitivamente o conjunto de medidas prometidas à União Europeia para reduzir a dívida e relançar o crescimento económico, abrindo caminho à demissão formal anunciada do chefe do governo, Silvio Berlusconi.

Em seguida o primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, apresenta formalmente a sua demissão ao presidente da República, Giorgio Napolitano.

Uma ponte sobre o rio Vouga, na antiga Estrada Nacional 1 (EN1), em Lamas do Vouga, concelho de Águeda, fechada ao trânsito há cerca de um ano, rui parcialmente, provocando um ferido.

Dia 13

O economista e ex-comissário europeu italiano Mario monti é encarregado de formar governo pelo presidente da República de Itália, Giorgio Napolitano.

A longa metragem "Twilight Portrait", de Angelina Nikonova, conquista o Prémio de Melhor Filme do Lisbon & Estoril Film Festival 2011.

Dia 15

A seleção portuguesa de futebol qualifica-se para a fase final do Europeu de 2012, ao golear a Bósnia-Herzegovina por 6-2, em encontro da segunda "mão" do "play-off", no Estádio da Luz, em Lisboa.

Um movimento suprapartidário que promete lutar contra o fecho do serviço de passageiros na Linha do Oeste nasce em Leiria, juntando partidos, autarcas, deputados, associações empresariais, o Turismo Leiria-Fátima e uma associação cívica.

O Parlamento Europeu aprova em Estrasburgo um regulamento inédito com vista a limitar a especulação sobre a dívida soberana, através do endurecimento das regras sobre as vendas a descoberto e os chamados "credit default swaps", vulgo CDS.

Dia 16

Milhares de manifestantes invadem o edifício do parlamento na capital do Kuwait, depois das forças de segurança terem reprimido uma manifestação que reclamava a demissão do primeiro-ministro.

António Borges, diretor para a Europa do Fundo Monetário Internacional, demite-se do cargo por motivos pessoais, informa a instituição, em comunicado.

A 'troika' dá parecer positivo à segunda avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal

A nova coligação governamental grega consegue um voto de confiança no Parlamento com uma maioria confortável.

Mario Monti aceita oficialmente o cargo de primeiro-ministro de Itália e anuncia que será também ministro da Economia.

A RTP confirma que o presidente do conselho de administração, Guilherme Costa, aceitou o convite do Governo para presidir a mais um mandato na televisão pública.

O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, anuncia a suspensão da programação para 2012, por causa das medidas de austeridade do Governo, nomeadamente "o corte financeiro muito superior ao efetuado nos restantes Teatros Nacionais".

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, comunica a Diogo Infante, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, "que não será reconduzido no seu mandato e deixará, de imediato, de desempenhar as funções que ocupava em gestão corrente".

A Audiência Nacional de Madrid condena a 60 anos de prisão o ex-chefe militar da ETA Francisco Garcia Gaztelu, conhecido como "Txapote", pelo assassínio em 2001 do vereador José Javeri Múgica.

O presidente do Banco Espírito Santo Angola é constituído arguido num processo em que é participante o Estado angolano, depois de ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Dia 17

O advogado Duarte Lima é detido pela Polícia Judiciárua ao abrigo de um mandado de detenção relacionado com o BPN por alegados crimes de fraude.

O Tribunal da Relação de Lisboa recusa a extradição do norte-americano George Wright.

O português Ricardo Pinto sagra-se campeão do Mundo júnior de "solo dance", nos Mundiais de patinagem artística, a decorrer em Brasília.

Dia 18

O juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, determina a prisão preventiva de Duarte Lima, após interrogatório.

O diretor nacional da PSP determina a abertura de um processo interno de averiguações para apurar eventuais responsabilidades disciplinares e criminais dos polícias que participaram numa reportagem da RTP.

O conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atómica aprova uma resolução contra o Irão, suspeito de trabalhar para se dotar de armas nucleares.

O novo Governo italiano, liderado por Mario Monti obtém a confiança da Câmara de Deputados, com 556 votos a favor em 617 deputados presentes.

O economista Abel Mateus é nomeado administrador do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), substituindo João Cravinho, que renunciou ao cargo no início de outubro.

João Mota aceita o convite para a direção artística do Teatro Nacional D. Maria II, feito pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal passa a ser tutelada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que se articulará com o ministro da Economia em termos de orientações estratégicas e acompanhamento da execução.

Dia 19

Um homem residente de Nova Iorque suspeito de planear um atentado bombista é detido pela polícia nova-iorquina.

Cento e dez pessoas são condenadas com penas até 16 anos de prisão no quadro de um mega processo em Milão em que 119 pessoas foram acusadas de pertencer à máfia calabresa, a Ndrangheta.

A Académica afasta o FC Porto da Taça de Portugal em futebol, ao vencer em Coimbra por 3-0, em encontro da quarta eliminatória.

A equipa feminina de Portugal de Duplo Mini Trampolim conquista a medalha de prata nos mundiais de trampolins, a decorrer na cidade inglesa de Birmingham.

Seif al-Islam, filho do antigo dirigente líbio Muammar Kadhafi, é detido no sul da Líbia.

Dia 20

O Partido Popular espanhol obtém uma maioria absoluta nas eleições do Congresso ao eleger 186 deputados contra 110 conseguidos pelos socialistas.

O social-democrata Miguel Pinto Luz é eleito presidente da distrital do PSD de Lisboa, com 72 por cento dos votos.

Dia 21

O Presidente da República promulga o diploma sobre a transferência de competências dos governos civis, mas sugere numa mensagem ao Parlamento a reponderação da transferência para os comandantes operacionais da execução da declaração do estado de emergência.

O conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II apresenta a demissão.

O governo egípcio apresenta a sua demissão ao Conselho supremo das Forças Armadas, no poder desde o derrube em fevereiro do ex-presidente Hosni Mubarak.

O líder socialista francófono Elio Di Rupo, designado pelo rei Alberto II para negociar a formação do novo Governo da Bélgica, apresenta ao monarca a sua demissão, alegando um "bloqueio" das negociações ao nível das questões orçamentais.

Dia 22

O Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, decreta ao empresário Vítor Raposo proibição de contatos com os outros suspeitos no mesmo processo em que estão envolvidos Duarte e Pedro Lima.

O Procurador-Geral da República ordena a instauração de inquérito urgente para apurar se ocorreu violação de deveres estatutários por parte de magistrados do Ministério Público, no caso das alegadas fugas de informação na detenção de Duarte Lima.

O procurador do Tribunal Penal Internacional decide que Seif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, pode ser julgado na Líbia, mas sugere o envolvimento de juízes do tribunal durante o processo.

O presidente do Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito, marechal Mohamed Hussein Tantaoui, anuncia a realização de um referendo para decidir se o povo egípcio pretende que os militares abandonem o poder.

O primeiro-ministro líbio, Abdel Rahim al-Kib, anuncia a formação de um novo governo de transição que deverá dirigir o país até às eleições que terão lugar em 2012.

A proposta de lei das Grandes Opções do Plano é aprovada na especialidade pela maioria, com a oposição a sublinhar as divergências entre o documento e o Orçamento do Estado para 2012.

Dia 23

O presidente iemenita, Ali Abdallah Saleh, assina em Riade um acordo de transição de poder, numa cerimónia que contou com a presença do rei saudita, Abdallah Ben Abdel Aziz.

É divulgado um manifesto, encabeçado pelo ex-Presidente da República Mário Soares, que apela à mobilização política e cívica de quem se opõe às atuais políticas de austeridade, dizendo que acrescentam apenas desemprego e recessão e sufocam a recuperação económica.

Dia 24

CGTP e UGT juntam-se para um dia de greve geral contra as medidas de austeridades do Governo.

Dia 25

A Presidência da República anuncia a promulgação de cinco diplomas, nomeadamente sobre a cobrança de portagens nas SCUT, o regime das taxas moderadoras e o regime de formação do preço dos medicamentos.

O vice-secretário de Organização do PSOE e ministro de Fomento em funções, José Blanco, anuncia que abandona a "primeira linha" da política espanhola e não se recandidata a cargos no congresso socialista de 2012.

Dia 26

Um incêndio deflagra nas bancadas do estádio da Luz, em Lisboa, após o jogo Benfica-Sporting, a contar para a 11.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol.

Dia 27

A Unesco anuncia que o Fado é Património Imaterial da Humanidade.

A matemática portuguesa Irene Fonseca é eleita presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial, sedeada em Filadélfia, sendo a primeira vez que um português preside à instituição fundada em 1952.

Dia 29

O médico pessoal de Michael Jackson, Conrad Murray, é condenado a quatro anos de prisão por homicídio involuntário do cantor, a 25 de junho de 2009.

As eurodeputadas portuguesas Marisa Matias e Maria da Graça Carvalho são distinguidas com prémios de melhores deputados ao Parlamento Europeu em 2011, os chamados "MEP awards", nas áreas da Investigação e Inovação e da Saúde, respetivamente.

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) recusa o pedido de Isaltino Morais para que fosse corrigida parte da decisão do TRL que negou o afastamento da juíza do tribunal de Oeiras.

A Secretaria de Estado da Cultura anuncia que o novo administrador do Teatro Nacional D. Maria II será Carlos Vargas, que integrou a administração do OPART, a direção do São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado.

Dia 30

A proposta de lei de Orçamento do Estado para 2012 é aprovada em votação final global com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e com a abstenção do PS e os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirma, em entrevista à SIC, que há um risco de o "declínio económico" em 2012 ser maior do que o previsto pelo Governo e admite que nesse cenário sejam adotadas novas medidas de austeridade.

DEZEMBRO

Dia 1

O poeta chileno Nicanor Parra é galardoado com a edição 2001 do prémio Cervantes, o prémio mais importante das letras em língua espanhola, atribuído pelo Ministério da Cultura espanhol e com um valor de 15 mil euros.

O Parlamento Europeu aprova a mobilização de 1,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor de Portugal, destinados a apoiar 726 trabalhadores despedidos de três empresas.

O Parlamento Europeu aprova o aumento das taxas de co-financiamento para os fundos da UE, destinados aos seis países mais afetados pela crise económica, incluindo Portugal, e que poderão ir até aos 95 por cento.

Dia 2

O Governo aprova em Conselho de Ministros o diploma que define as condições da transferência dos fundos de pensões dos bancários para a Segurança Social.

Dia 3

As conclusões do Livro Branco do Sector Empresarial Local revelam que o passivo do setor atinge 2,4 mil milhões de euros e que um terço das empresas tem resultados negativos.

O filme do dinamarquês Lars von Trier 'Melancholia' ('Melancolia') vence o prémio de Melhor Filme Europeu 2011.

Dia 4

O ministro brasileiro do Trabalho, Carlos Lupi, pede a sua demissão à Presidente Dilma Rousseff, o que faz subir para sete o número de baixas no Governo desde o início da atual gestão, em janeiro.

Dia 5

O Governo italiano adota um novo plano de austeridade para combater a crise da dívida soberana, estimado em 24 mil milhões de euros.

A crise política belga chega ao fim 540 dias depois, com o acordo sobre a composição do Governo, com 13 ministros, alcançado entre os seis partidos que integram a coligação.

A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território anuncia que Afonso Lobato de Faria é o novo presidente da Águas de Portugal, substituindo no cargo Pedro Serra que cessou funções.

Dia 6

O parlamento grego aprova o orçamento de 2012, que dita uma cura de austeridade severa para o país e o quinto ano consecutivo de recessão, com ampla maioria no parlamento.

O FC Porto é eliminado da Liga dos Campeões de futebol, ao empatar 0-0 em casa com o Zenit de São Petersburgo, em jogo da sexta e última jornada do Grupo G, disputado do Estádio do Dragão.

Dia 7

O Governo aprova, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei que "estabelece um aumento excecional e temporário dos períodos normais de trabalho de trinta minutos ou de duas horas e trinta minutos por semana".

A portuguesa Inês Correia sagra-se campeã mundial de kitesurf, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde decorreu a última etapa do Circuito Mundial do KSP.

Dia 9

A Comissão eleitoral nacional independente da República Democrática do Congo anuncia que Joseph Kabila, foi o vencedor das eleições presidenciais, realizadas no dia 28 de novembro.

Dois dos sete detidos nos protestos ocorridos frente à Assembleia da República no dia da greve geral são condenados a seis meses de prisão, com pena suspensa por um ano.

A Croácia assina o Tratado de Adesão à União Europeia, tornando-se de direito o 28.º Estado-membro, mas a entrada de facto está marcada para julho de 2013, uma vez concluído o processo de ratificação interna.

O Tribunal de Contas (TC) anuncia a recusa do visto ao contrato de compra do Estádio do Mar pela Câmara de Matosinhos ao Leixões Sport Club.

Dia 10

Cristina Kirchner toma posse para um segundo mandato como Presidente da Argentina.

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Fernando Gomes, é eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ao derrotar Carlos Marta no sufrágio para a sucessão de Gilberto Madail. Gomes somou 46 votos, contra 36 do presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Dia 11

O ex-Presidente panamiano Manuel Noriega chega ao Panamá, proveniente de França, para cumprir uma pena de 60 anos de prisão pelo desaparecimento de opositores durante o seu regime (1983-1990).

Dia 12

O ministro canadiano do Ambiente, Peter Kent, anuncia que o Canadá se vai retirar do Protocolo de Quioto, sobre a redução das emissões de gases com efeitos de estufa.

Manuel Vicente é reconduzido na presidência do Conselho de Administração da Sonangol, por decisão do Conselho de Ministros extraordinário orientado pelo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

O Ministério Público instaura um inquérito ao caso da troca de sangue na Clínica de Santo António, na Amadora, que resultou na morte de um doente.

Dia 13

Um atentado perpetrado no centro de Liège (sudeste da Bélgica), faz seis mortos e centenas de feridos.

Dia 14

O Tribunal da Relação de Lisboa dá razão ao recurso interposto pela defesa de Isaltino Morais.

O pedido de 'habeas corpus' para Duarte Lima no Brasil é negado por unanimidade pela Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Dia 15

O ex-presidente francês Jacques Chirac é condenado a dois anos de prisão com pena suspensa por um tribunal de Paris num processo sobre empregos fictícios na capital francesa, quando chefiava o município.

Ilich Ramirez Sanchez, conhecido como Carlos o Chacal, é condenado a prisão perpétua, com 18 anos de segurança, pelo tribunal especial de Paris que o considerou culpado de quatro atentados mortíferos cometidos em França, há quase 30 anos.

Dia 16

O ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço é distinguido com o Prémio Pessoa 2011.

A torre 5 do bairro do Aleixo, no Porto, é demolida por implosão, numa operação que envolveu cerca de 300 operacionais e que obrigou 509 moradores a abandonar o perímetro de segurança.

Dia 19

O construtor automóvel sueco Saab declara falência, depois de um processo de dois anos de esforços para tentar salvar a marca.

O tenente-general Pina Monteiro toma posse como chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), sucedendo no cargo ao general Luís Pinto Ramalho.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprova a terceira tranche do programa de assistência financeira a Portugal, autorizando que Portugal receba mais 2900 milhões de euros.

A atriz Sónia Brazão é acusada pelo Ministério Público (MP) do crime de libertação de gases asfixiantes e de explosão.

Dia 20

A justiça alemã condena dois ex-executivos da Ferrostaal a dois anos de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de coimas por suborno de funcionários públicos estrangeiros, na venda de submarinos a Portugal e à Grécia.

Dia 21

Mariano Rajoy presta juramento, perante o rei Juan Carlos, como presidente do Governo de Espanha.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) suspende formalmente a fundista Sara Moreira por seis meses na sequência de um controlo antidoping positivo durante os Mundiais de Daegu2011.

Dia 22

A Parpública anuncia em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobilários (CMVM) que os chineses da Three Gorges Corporation foram os escolhidos para a aquisição da participação pública de 21,35 por cento na EDP.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) indefe o recurso apresentado pela autoridades norte-americanas sobre a não extradição de George Wright para os Estados Unidos determinada pela Relação de Lisboa.

Dia 25

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, aponta 2012 como "um ano de grandes mudanças e transformações", que "incidirão com profundidade" nas "estruturas económicas", com a realização de reformas estruturais que visam a "democratização" da economia, na sua mensagem de Natal.

Dia 27

Iaia Dabó, irmão do ex-ministro do Interior Baciro Dabó, é morto em Bissau, suspeito de ter sido o assassino de um polícia durante o conflito entre militares na capital guineense.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Perfis
Pub
Pub