Allen Stanford

O milionário acusado de fraude de mais de 8 mil milhões dólares.

Aos 58 anos, Allen Stanford é um dos mais influentes empresários das Caraíbas, com conselheiros de investimento em todo o mundo, tendo construído uma fortuna estimada em 2,2 mil milhões de dólares pela Revista Forbes.

Pai de seis filhos, Allen Stanford é divorciado e vive em Saint Croix, nas Ilhas Virgens americanas. Por ser o maior empregador depois do Governo, o gestor tem a cidadania de Antígua e Barbuda. Em 2006, tornou-se o primeiro americano a ser ordenado cavaleiro por aquelas ilhas.

Sir Allen Stanford é detentor do Stanford Financial Bank, sediado na ilha de Antígua, nas Caraíbas, da corretora Stanford Group e da sociedade de gestão de investimentos Stanford Capital Management, as duas últimas com sede em Houston, nos Estados Unidos. Efectua os seus negócios através do Stanford International Bank (SIB).

Em 2008, a Forbes considerou Stanford a 605.ª pessoa mais rica do mundo: tem empresas no Panamá, Venezuela, México, Equador, Peru e Colômbia. É, igualmente, a 205.ª pessoa mais rica dos Estados Unidos da América, numa lista de 400.

É ainda dono de seis aviões privados.

Conhecido pela sua participação em acções de solidariedade social, e por ser entusiasta de cricket, fomentou a prática do desporto com investimentos de mais de 130 milhões de dólares nas Índias Ocidentais. E tem uma equipa desta modalidade: os Stanford All Stars.

O Stanford International Bank patrocina desportistas como Michael Owen, estrela do Newcastle e da selecção inglesa, os golfistas Tiger Woods e Vijai Singh, ou o ex-tenista Jim Courier.

Entre os amigos influentes do empresário, encontram-se Madeleine Allbright, antiga secretária de Estado da Administração Clinton, Nancy Pelosi, chefe da bancada democrata do Congresso norte-americano.

Stanford também contribuiu pessoalmente para acções de campanha de Barack Obama e de John McCain.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG