O blogue da 'nossa torre eiffel'

Vasco Graça Moura tem um belíssimo poema sobre o Elevador de Santa Justa ("não te leva a parte nenhuma no sentido utilitário normal/, mas é a nossa torre eiffel"). Fui reencontrá-lo, no Santa Justa , um blogue inteiramente dedicado a este elevador (http://santa-justa.blogspot.com) pela artista Susana Mendes Silva, que o define como "um arquivo de me-mórias e afectos sobre o Elevador. Dos afectos de todos os que nele viajam ou o visitam".

Assim como há muitas maneiras de não gostar de Lisboa e de a prejudicar, há também, felizmente, muitas maneiras de mostrar como se gosta dela e se lhe pode fazer bem (pena é que aqueles que não gostam de Lisboa tenham, em geral, muito mais poder e peso do que os outros). Uma delas é este blogue, constantemente alimentado e enriquecido com fotografias, textos e desenhos de pessoas que andam no Elevador de Santa Justa ou que gostam dele.

Ali encontramos poemas, frases e mensagens de utentes portugueses e de turistas estrangeiros, as mais variadas fotografias (inclusivamente, de uma passagem de modelos improvisada nos corredores e escadas) um teledisco alusivo (Love in an Elevator, dos Aerosmith) e até uma "intervenção" colectiva com uma figura publicitária de Cristiano Ronaldo, na noite do Portugal-Brasil.

Só falta dizer que o projecto Santa Justa faz parte de um programa cultural de promoção da "arte pública" que a Carris vai desenvolver em alguns veículos da sua frota ,e que este ano privilegia os ascensores de Lisboa e o Elevador de Santa Justa, Monumentos Nacionais desde 2002. E que também já lá pus a minha migalhinha.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG