Gente

Gente

a escola da 'Máquina de pau'

___ Ao longo de sessenta anos de carreira, Joaquim Roriz garante que "quase tudo" que ganhou investiu, claro está, em máquinas. "Um fotógrafo nunca fica rico, está sempre a investir. O meu tio deixou um anel e um relógio de bolso, mais nada", confessa. Uma Hasselblad, com mais de 40 anos, é uma das relíquias que agora tem em exposição na sua loja. "Eu e um colega fomos a Espanha e trouxemos duas. Custavam mil contos, o preço de três carros, e só depois soubemos que éramos os dois primeiros em Portugal a ter o modelo", conta, orgulhoso, enquanto não se cansa de "puxar o lustro" às mais de trinta máquinas que integram a colecção. Uma destas é a "máquina de pau", com cem anos, onde aprendeu a fotografar, por entre placas de vidro, o fole e o típico pano preto. "Era terrível porque bastava pegar mal nas chapas para ficar logo a dedada. Mas em compensação tinha uma lente Carl-Zeiss fantástica", recorda o fotógrafo cuja vida é a história... da fotografia.

RED Trio

Um grupo que privilegia a liberdade

Desde que se estrearam em disco no ano passado que os portugueses RED Trio já passaram por palcos dos EUA, Alemanha, Polónia, Áustria, Holanda e Espanha. Esse primeiro álbum foi incluído na lista das melhores estreias do ano pela All About Jazz de Nova Iorque, além da distinção de melhor projecto ao vivo. A presença além-fronteiras tem sido constante e agora acabam de lançar um segundo álbum, Empire, gravado com o saxofonista britânico John Butcher e lançado pela editora lituana NoBusiness Records.

Gente

cinco estrelas

Iowa, Minnesota e Ilinóis foram os três estados americanos esta semana visitados por Obama, que a eles se deslocou no seu novo autocarro, avaliado em 1,1 milhões de dólares, ou seja, cerca de 800 mil euros. Em tempos de crise, um tal valor suscitou desde logo polémica num país que há pouco tempo esteve ameaçado de falir: muitos contestam que o Bus Force One, pensado para o Presidente dos EUA, esteja a ser usado em campanha pelo também candidato democrata às presidenciais de 2012.