A tecnologia do futuro já anda nas nossas estradas

Travagem de emergência, chamada de urgência/emergência localizada e alerta de atenção do condutor são algumas das inovações disponíveis no C4 Cactus para máxima segurança de todos os ocupantes.

Porque a segurança em viagem deve ser a máxima prioridade, especialmente com crianças, poder contar com um automóvel seguro é essencial. Assegurar a proteção de condutor e passageiros é fundamental para uma condução tranquila, focada, sem distrações.

Com 12 ajudas à condução, tranquilizadoras e reconfortantes no dia a dia para lutar contra a sonolência, por exemplo, ou simplesmente contra momentos de falta de atenção na condução e prevenir eventuais perigos, o novo Citroën C4 Cactus procura responder aos requisitos dos condutores mais exigentes, sobretudo para aqueles para quem a segurança da família é um fator-chave na hora de escolher um novo automóvel.

Tranquilidade ao volante
Porque segurança nunca é demais, o novo C4 Cactus vem equipado com 12 sistemas inovadores de ajuda à condução, de entre os quais se destacam por exemplo:

Sistema de travagem de urgência, o Active Safety Brake funciona com um sensor que aciona a travagem automaticamente quando é detetado um risco de colisão com alvos fixos ou móveis, nos quais se incluem peões, em velocidades entre 5 e 85 km/h.

Sistema de controlo de ângulos mortos, uma mais-valia especialmente em autoestrada, já que assinala a presença de veículos nos ângulos mortos, o que permite manobras mais seguras.

Grip control, um dispositivo de motricidade aperfeiçoado para adaptação a todos os tipos de caminho, como areia, lama, nesse, standard ou ESP off.

Alerta de atenção ao condutor, um sistema de avaliação do nível de vigilância do condutor que o convida a fazer uma pausa em caso, por exemplo, de deteção de oscilação.

Coffee break alert, um sistema de alerta para a necessidade de pausas regulares - a cada duas horas - durante a condução, mesmo que o nível de vigilância do condutor não se apresente comprometido.

Alerta de transposição involuntária de linha, de forma visual e sonora, sempre que é detetado um risco de transposição involuntária de linha sem ativação das luzes de mudança de direção.

O Citroën Connect Box é além disso proposto com o Pack SOS e Assistência inclusive, serviços de chamadas geolocalizadas, disponíveis 24 horas por dia, que permitem que i) o condutor seja colocado em contacto com o serviço de emergência a partir de uma simples pressão na tecla «SOS» no caso de doença ou acidente, ou por chamada telefónica iniciada automaticamente pelo veículo nos casos mais graves; e ii) que seja automaticamente localizado para reduzir o tempo de intervenção no caso de avaria ou de alerta, a partir de uma simples pressão no botão «double chevron».

Advertisement

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?

Premium

arménios na síria

Tempo de fugir de casa para regressar à terra

Em 1915, no Império Otomano, tiveram início os acontecimentos que ficariam conhecidos como o genocídio arménio. Ainda hoje as duas nações continuam de costas voltadas, em grande parte porque a Turquia não reconhece que tenha havido uma matança sistemática. Muitas famílias procuraram então refúgio na Síria. Agora, devido à guerra civil que começou em 2011, os netos daqueles que fugiram voltam a deixar tudo para trás.