Tirar o tapete aos germes

Poucas superfícies em nossas casas estão mais expostas que o chão, onde o calçado - e tudo aquilo que trazemos com ele, para o interior - interfere como fonte de contaminação externa. Descubra como manter os pavimentos limpos, livres de germes e conseguir uma casa mais segura.

Sejam os sapatos que trazemos da rua, as patas dos animais ou o pó e sujidade que se acumulam naturalmente, o chão é, sem dúvida, um dos maiores vetores de contaminação em nossas casas. E se não é possível garantir um pavimento 100% livre de microrganismos, existem alguns truques e dicas que podem ajudar a "tirar o tapete" aos germes e conseguir solos mais limpos, para benefício de toda a família.

1. Deixar o calçado à porta
É uma das regras de ouro no que toca à higiene do lar. Idealmente, o calçado da rua deve ser reservado apenas para o exterior, evitando a contaminação dos pavimentos em casa. A melhor solução é adotar pantufas, chinelos ou outro calçado de interior, cujas solas devem ser desinfetadas regularmente.

2. Limpar as patas dos animais depois de irem à rua
Se os sapatos trazem consigo todo o tipo de microrganismos da rua, o mesmo acontece com as patas dos nossos animais. Uma limpeza básica, com um champô adequado, não destrói vírus mas pode ser o suficiente para ajudar a reduzir a quantidade de germes em contacto com os pavimentos no interior.

3. Começar sempre a limpeza da casa por cima
Quando limpamos móveis, mesas, prateleiras e outras superfícies mais altas é comum que parte da sujidade acabe por cair no chão. Assim, os pavimentos devem ser sempre a última zona a limpar, para evitar a contaminação.

4. Aspirar em vez de varrer
Porque a vassoura tende a espalhar o pó em vez de o eliminar, o aspirador é sempre a melhor solução. O mesmo se aplica a tapetes, que devem ser aspirados pelo menos duas vezes por semana e, se possível, colocados a arejar regularmente.

5. Desinfetar, desinfetar, desinfetar
Embora a limpeza quotidiana, com água e sabão ou um limpador comum, ajude a remover a sujidade e parte dos germes, para garantir a eliminação de bactérias, fungos e vírus é necessária a intervenção de um produto desinfetante, como o Limpador Desinfetante Pavimentos & Superfícies Sanytol, que une na mesma fórmula as funções de limpeza e desinfeção, eliminando 99,9% de bactérias, fungos, vírus H1N1 (gripe) e coronavirus humano 229E. Sem lixívia, é adequado à maioria das superfícies, possuindo também na sua fórmula ingredientes amargantes com o objectivo de impedir a ingestão acidental do produto, tornando-o mais seguro para casas com crianças. Além disso, é dermatologicamente testado para ser suave com a pele e não interfere com o olfato dos animais. Para que toda a família possa desfrutar do tempo em casa com segurança e tranquilidade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG