Um milhão de sonhos convertidos em euros

Um milhão de euros. Uma quantia quase inatingível na vida de grande parte da população portuguesa. O que faria com este valor? Como angariar este dinheiro? Contas de ordenado não esticam e o dia a dia não permite juntar tal quantidade de dinheiro.

Um milhão de euros pode ser uma ideia demasiado abstrata. Ainda mais quando o nosso ordenado está longe de atingir essa quantia. Pensamos no futuro e como um tesouro recheado de notas verdes e roxas mudariam o dia de amanhã.

Os sonhos e os desejos são muitos e as mudanças fariam parte de uma nova vida certamente bem mais confortável. Por isso, jogamos insistentemente na lotaria e apostamos nas casas de jogos que nos criam ilusão de uma conta milionária.

Mas, vamos por partes, com um ordenado base a rondar os mil euros, são precisos cerca de noventa anos de trabalho para conseguir amealhar um milhão de euros. - Esta é a parte em que desistimos - mas não, não vale a pena.

Vamos apenas desenvolver o significado, o valor e a contagem de um milhão que, no fundo, corresponde a quase um século de trabalho das nove da manhã às seis da tarde.

Dado o nosso estilo de vida e as despesas diárias que fazem lembrete a cada e-mail atualizado, pensamos ser impossível obter este cofre "de maneio". Para além de ser um objetivo fora de alcance pensamos também que mesmo que o tivéssemos, como o contávamos?

Damos-lhe um truque. E porque não trocar todas as notas ou, para os mais contidos, moedas por notas de 500€? Depois juntava 50 notas de quinhentos. Fazíamos esta divisão por quatro "maços" de 500x50. E, voilá, daria um total de 1 milhão de sonhos tornados realidade.

No mundo das contas, os cálculos são imperativos. Quase como uma máquina de contagem que só quer apresentar um resultado no final de cada balanço. Números que nos enlouquecem e quase se parecem com os doces. Queremos sempre mais, mas nem sempre estão ao nosso alcance. Ora porque a mercearia é longe, ora porque não nos faz bem à saúde, ora porque, tal como o dinheiro, a oferta não significa a qualidade.

Ler mais

Exclusivos