Churchill

Lado B
Bruno Bobone. O lado artístico do executivo
Adriano Moreira
O outono da ordem global
O fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) criou a esperança de conseguir, com a criação da ONU e da UNESCO, apoiar a utopia que prometia uma ordem jurídica global e em paz. A relação entre o passado guardado pela história e a definição do esperado futuro implicou não esquecer os milhões de mortos nos combates e demais atrocidades presentes na experiência dos que assumiram reinventar a governança, destacando-se em resposta uma espécie de santos laicos, já na última idade, como foram Gandhi e Mandela, pilares da liberdade, e no Ocidente, no qual se professava o fim da supremacia colonial, também vendo assumir a governança por homens que, apesar da vida de longos anos, tinham a inspiração de que se ocupara Vieira, já passados séculos.
Luís Castro Mendes
Falar de poesia hoje?

Champanhe
As bolhinhas são a melhor recompensa
Adriano Moreira
A grave crise americana
Prémios
Os favoritos aos Óscares, Globos e outros escrutínios no cinema
Num ano com uma temporada de prémios em que o foco são as estreias em streaming, o que não sobram são as grandes interpretações. Atores como Frances McDormand, Kate Winslet, Anthony Hopkins, Chadwick Boseman, Glenn Close ou Michelle Pfeiffer perfilam-se como os principais nomeados numa caminhada até aos Óscares.
saúde mental
Covid-19 é risco acrescido para a saúde mental
As possíveis consequências do coronavírus no estado psicológico dos doentes é o tema dum estudo apresentado por uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford. Para o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a pressão que a crise pandémica coloca ao conjunto da sociedade faz da saúde mental uma outra emergência.
