Ordem dos Médicos

"Pode haver mais casos de reinfeção não detetados. Só testes serológicos podem dar essa informação"

Covid-19. Imunologista português defende

“Pode haver mais casos de reinfeção não detetados” em Portugal

O primeiro caso de reinfeção por covid-19 foi detetado agora em Portugal. No mundo, e comprovados cientificamente, apenas se tem conhecimento de cinco em diferentes países. Mas Manuel Santos Rosa, professor catedrático e especialista em imunologia, afirmou ao DN que podem existir mais casos não detetados. Como diz: "O mundo da reinfeção é mais uma incerteza em relação ao SARS CoV2. E só os testes serológicos nos podem dar algumas respostas".

Premium

Liga Portuguesa contra o Cancro

"Há muitos diagnósticos precoces de cancro que não estão a ser feitos"

Na semana em que denunciou que mais de mil cancros terão ficado por identificar desde o início da pandemia, o presidente da Liga Portuguesa contra o Cancro reforça ao DN a importância de retomar a atividade dos centros de saúde, sobretudo para cancros como o colorretal e o do colo do útero. Vítor Rodrigues integra o grupo de peritos europeus para o rastreio do cancro, é professor de Epidemiologia e Saúde Pública na Universidade de Coimbra e acredita que estaremos "entre a segunda e a terceira" das quatro fases de uma pandemia. Sublinha a importância de envolver o setor privado neste combate, para evitar o colapso.

Plano contra covid-19 no outono-inverno

Médicos e hospitais queriam plano Marshall. Veem projeto sem metas

O plano para o outono-inverno do Serviço Nacional de Saúde, apresentado nesta segunda-feira, é "insuficiente". Na teoria, as intenções são boas, dizem o bastonário da Ordem dos Médicos e o presidente dos Administradores Hospitalares. Na prática, faltam explicações sobre como vai ser executado e, em muitos casos, é uma repetição da resposta anterior. Apesar disto, o reforço da capacidade de testagem, hospitais de retaguarda para doentes sociais, mapas epidemiológicos e recomendação sobre uso de máscaras em ruas movimentadas são medidas bem-vindas.