Fundação Calouste Gulbenkian
Guilherme D'Oliveira Martins
Livros... livros...
Guilherme d' Oliveira Martins
Duzentos anos...
Numa semana plena de preocupações, Eduardo Ferro Rodrigues lembrou, oportunamente, no plenário da Assembleia da República, os 200 anos da sessão inaugural das Cortes Constituintes de 1821. E recordou que as eleições gerais de 1820, quatro meses apenas depois da Revolução Liberal do Porto, foram um momento fundamental da nossa história. Assim nasceu o primeiro parlamento português. E é essencial que essa memória não seja esquecida. Para alguns é apenas história ou passado - diremos, porém, que é sinal claro e inequívoco de uma noção essencial em democracia: o primado constitucional.
Guilherme d' Oliveira Martins
Lembrar um conto popular…
Guilherme D'Oliveira Martins
O inesquecível Eça
Guilherme D'Oliveira Martins
Uma questão toponímica…
Cultura
O retábulo imaginado por Almada Negreiros chega finalmente ao Mosteiro da Batalha
Almada Negreiros acreditava e defendia que os icónicos Painéis de São Vicente eram destinados à parede norte da capela do fundador, no Mosteiro da Batalha. Usou a geometria para o provar, e é toda essa investigação (além de um conjunto de 15 painéis) que a partir deste domingo está em exposição, comissariada por Simão Palmeirim. O DN, que nos anos de 1960 publicou pela primeira vez essa teoria de Almada, através do jornalista António Valdemar, acompanhou a montagem desse momento histórico.
EDUARDO LOURENÇO (1923-2020)
Morreu o filósofo que procurou Portugal no seu labirinto
Nasceu em São Pedro de Rio Seco em 1923, estudou na Universidade de Coimbra e fez a maior parte da carreira no estrangeiro. O regresso a Portugal confirmou-o como uma das vozes mais sábias sobre a nossa realidade. Morreu nesta terça-feira aos 97 anos.

Plano de recuperação
"Vamos piorar antes de melhorar" alerta Costa Silva

Vivia no Brasil
Morreu E.M. de Melo e Castro, o autor que fez emergir a poesia experimental portuguesa
