
Fundação Calouste Gulbenkian

Guilherme D'Oliveira Martins
Luís Salgado de Matos
Guilherme D'Oliveira Martins
Livros... livros...
A falta que nos fazem o sol e o ar puro, os amigos e as coisas essenciais... E se temos de proteger os outros para que a peste se não transmita mais, contamos com a ajuda dos livros e com o diálogo dos poetas, dos escritores, dos romancistas.
Guilherme d' Oliveira Martins
Duzentos anos...
Guilherme d' Oliveira Martins
Lembrar um conto popular…
Guilherme D'Oliveira Martins
O inesquecível Eça
Guilherme D'Oliveira Martins
Uma questão toponímica…
O Doutor António de Sousa de Macedo (1606-1682) que dá o nome ao largo em que se inicia em Lisboa a Calçada do Combro está longe de ser um desconhecido. É verdade que não foi a literatura que o celebrizou e que Ulissipo - Poema Heroico (1640) é uma obra mitológica sua que hoje quase passa despercebida. Não foi como poeta ou escritor que se singularizou. Alberto Manguel, novo munícipe naquele Largo, conta que perguntou quem conhecia o literato, mas ninguém soube responder.
Cultura
O retábulo imaginado por Almada Negreiros chega finalmente ao Mosteiro da Batalha
Almada Negreiros acreditava e defendia que os icónicos Painéis de São Vicente eram destinados à parede norte da capela do fundador, no Mosteiro da Batalha. Usou a geometria para o provar, e é toda essa investigação (além de um conjunto de 15 painéis) que a partir deste domingo está em exposição, comissariada por Simão Palmeirim. O DN, que nos anos de 1960 publicou pela primeira vez essa teoria de Almada, através do jornalista António Valdemar, acompanhou a montagem desse momento histórico.

EDUARDO LOURENÇO (1923-2020)
Morreu o filósofo que procurou Portugal no seu labirinto

Plano de recuperação
"Vamos piorar antes de melhorar" alerta Costa Silva
