
Conselho de Segurança

Adriano Moreira
O aviso contra a desordem
Victor Ângelo
Suu Kyi e a nossa Ursula
Tencionava escrever sobre o golpe de estado em Myanmar. Sigo regularmente o que aí se passa, especialmente o papel das associações da sociedade civil na defesa dos cidadãos, os investimentos chineses e o seu impacto político, assim como a ação dos diferentes grupos armados de base étnica. A China, que é o segundo maior investidor estrangeiro no país - o primeiro é Singapura -, partilha com Myanmar uma longa fronteira e vê no seu vizinho sobretudo um corredor económico de acesso mais curto e direto ao golfo de Bengala. Esse corredor tem um interesse estratégico enorme para os chineses, quer para as importações de gás e de petróleo quer para as exportações para o Médio Oriente e África.

Adriano Moreira
Tempo perdido
Bernardo Pires de Lima
A equipa Biden
Adriano Moreira
Fundamentalismo terrorista
Entrevista a Francisco Ribeiro Telles
"A CPLP não tem um patrão e isso faz diferença face à Commonwealth"
O diplomata português é desde janeiro de 2019 secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ao DN Francisco Ribeiro Telles fala do interesse de cada vez mais países em serem observadores associados e do futuro, com destaque para os planos de mobilidade.
Chipre
Varosha: praia reabriu 46 anos depois mas sob vigilância militar
As autoridades turcas permitiram a reabertura da praia no território ocupado militarmente desde 1974. Chipre e Grécia dizem que o ato é ilegal, ONU vai reavaliar a situação.
