Guerra Fria
Leonídio Paulo Ferreira
Peixe, soberania e regresso à guerra aqui tão perto
Leonídio Paulo Ferreira
Ainda Biden não se sentou e Xi já lhe está a fazer xeque
Ainda é cedo para perceber o alcance do novo acordo comercial patrocinado pela China e que abrange uma quinzena de países da Ásia-Pacífico, incluindo Japão, Coreia do Sul e Austrália, mas basta envolver 2,2 mil milhões de consumidores, um terço do comércio global e um quarto do PIB mundial para ser tido em conta, incluindo nos Estados Unidos, onde se está a dois meses de Joe Biden assumir a presidência, com o contrariar da ascensão chinesa como principal desafio, uma das poucas linhas de continuidade com o derrotado Donald Trump.

Turquia
As ambições neo-otomanas de Erdogan
Bernardo Pires de Lima
A corrida mais louca do mundo

Rússia
A nova velha Guerra Fria – ou como o Ocidente "perdeu" a Rússia
Faculdade de Direito da U. Lisboa
A "miopia moral da fêmea". A polémica teoria de Francisco Aguilar
Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa publicou um longo texto na revista de Direito Civil editada pela instituição, em que diz que o feminismo "é o mais criminoso regime da história" e aponta um "ódio genético" das mulheres àquele que é visto como "biologicamente privilegiado por Deus" - o sexo masculino. Controvérsia já se estende ao corpo docente da instituição.
Entrevista a José Adelino Maltez
"Foi um erro diminuir o presidencialismo na Constituição e o papel dos militares"
Para corresponder à confiança popular, o Presidente devia ter mais poderes, considera o politólogo José Adelino Maltez., para quem o regime é demasiado parlamentarizado. Porque às vezes, diz, não basta a pedagogia, é preciso chamar os governos à pedra e dar umas reguadas. Esta entrevista também está disponível na edição impressa do DN à venda neste sábado.

Mundo
Coreia do Norte "matou e queimou oficial sul coreano", acusa Seul

75ª Assembleia Geral da ONU
China acusa Trump de "espalhar vírus político"
