europeia

A minha cidade vazia
"Quando tudo parece perdido, Coimbra resiste e inspira"
Bernardo Pires de Lima
A visita do senhor Borrell
O senhor Borrell foi há dias a Moscovo, justificando a visita com a necessidade de promover uma diplomacia "cara a cara" e no "terreno", fugindo ao cinzentismo dos comunicados de Bruxelas. O alto representante para a Política Externa da União Europeia (UE) apresentou um ótimo argumento, que aliás tem aplicado com alguma regularidade, embora sem especial rasgo.
Henrique Burnay
Um problema à distância
Sebastião Bugalho
Telefonem ao homem

Gonçalo Lopes
"A covid mostrou que são os autarcas e não o Estado que resolvem os problemas"
Covid-19
Bruxelas assegura 60 milhões de doses para UE de oitava potencial vacina
A Comissão Europeia concluiu hoje conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19, num total de 60 milhões de doses para disponibilizar à União Europeia (UE), sendo este o oitavo fármaco garantido.
Viriato Soromenho Marques
De excomungado a reformador
No terceiro dia do ano, completou-se meio milénio sobre a excomunhão de Lutero (1483-1546), num processo de golpe e contragolpe, entre o jovem clérigo alemão e o papado, iniciado em 1517 com o ataque público e publicado do primeiro às Indulgências. Prosseguindo com a total pulverização do mapa teológico-político da Europa, na sequência da transformação desse protesto individual em Reforma Protestante (escrevi sobre isso no DN de 01.11.2017). O triângulo do universalismo medieval (uma religião, um Papa, um Imperador) há muito que escondia um vulcão à espera de entrar em erupção. Em 1511, Erasmo (1466-1536) tinha oferecido a um círculo restrito e ilustrado de leitores, o Elogio da Loucura, em que a natureza "humana, demasiado humana" do clero cristão era denunciada com mordacidade.
