
americana

Bernardo Pires de Lima
O debate vital
Jack Dorsey. Quem é o homem que tirou o pio a Trump?
Apesar de todos os canais de comunicação à disposição do presidente cessante dos Estados Unidos, a sua expulsão do Twitter retirou-lhe o principal megafone de comunicação com os apoiantes.

Estados Unidos
Dezenas de ordens para reverter a política de Trump
Victor Ângelo
Biden no trapézio e o mundo na corda bamba
Susana Malcorra
A geopolítica em 2021: há demasiado em jogo para agirmos como meros espectadores
Renascimento americano
Democratas falam de esperança, libertação e novas possibilidades
Tomada de posse de Joe Biden e Kamala Harris foi celebrada com festas virtuais, brindes e lágrimas de emoção entre os seus apoiantes.
Bernardo Pires de Lima
Ilusão e realismo
A administração Biden tem sido arrumada sem sobressaltos, casos ou atropelos, recorrendo à experiência e à determinação de muitos que serviram presidentes democratas no passado recente. Só esta normalidade já é um feito político, no meio do caos administrativo deixado por Trump e do cerco democrático exposto pela invasão ao Capitólio. Tal como um presidente divisionista arrasta propositadamente multidões para a irreversibilidade da trincheira, também um presidente de perfil oposto tem mais capacidade para pacificar a sociedade, negociar legislação bipartidária, ser um promotor mais construtivo de soluções na frente externa. Se liderar pelo exemplo não é premissa oca, também a liturgia política precisa de dignidade restaurada.

Marvel
WandaVision já faz culto na Disney +
