Premium Fartura de Hollywood para a história do salvamento na gruta da Tailândia

Já são cinco os filmes que o cinema americano tem planeados para explorar o caso da operação de salvação da equipa de futebol tailandesa. Filmes para "inspirar" e "entreter".

São três os projetos públicos de Hollywood para relatar a extraordinária história dos salvamentos dos adolescentes da gruta tailandesa. Mas segundo o governo tailandês há mais outros três projetos em andamento, bem como um local. O primeiro filme é de David A. R. White, da Pure Flix, a produtora que tem lucrado imenso com filmes que propagam histórias de fé cristã como Do You Believe, com Mira Sorvino, e Deus não Está Morto, de Harold Cronk. Trata-se de um projeto que já está em fase de desenvolvimento e que, segundo o seu produtor, terá de ser inspirador e entreter o público.

Também John M. Chu, o realizador das sequelas de Mestres da Ilusão e Set Up, está a planear um grande filme sobre este milagre. Chu já disse publicamente que o seu filme não vai ter um elenco com estrelas de Hollywood brancas, pretendendo respeitar a origem asiática das personagens. O projeto está igualmente numa fase de desenvolvimento.

O último produtor a anunciar a produção de uma história sobre o mesmo tema foi Tom Waller, responsável por Mechanic - Assassino Profissional. Waller, um produtor que costuma apostar em produtos de cinema de ação e de série B... Seja como for, o interesse pela história parece global e o Discovery Channel já emitiu nos EUA um documentário em forma de reportagem televisiva sobre o caso. Chama-se Resgate na Tailândia e passa já em Portugal no dia 30.

De recordar que o caso dos mineiros no Chile presos debaixo de terra também foi alvo de uma adaptação cinematográfica, Os 33, de Patricia Riggen, com Antonio Banderas e Juliette Binoche, que acabou por não fazer grande sucesso nas bilheteiras em 2015.

A recente operação de salvamento dos jovens futebolistas está já a ser alvo de inúmeras especulações na net, em especial em torno dos nomes dos atores de Hollywood que possam entrar. Há quem faça montagens de posters falsos com Tom Hanks como Elon Musk....

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.