Premium Os 5 filmes que já estão a pensar nos Óscares

O Irlandês, o filme de Martin Scorsese produzido pela Netflix, perfila-se como a polémica dos próximos Óscares. Seja como for, o panorama é muito variado e sedutor - eis uma breve lista de candidatos, entre títulos que chegarão ao mercado português ainda em 2019.

Será que O Irlandês, filme de Martin Scorsese sobre a história trágica do líder sindical Jimmy Hoffa, reunindo Robert De Niro e Al Pacino, vai ser um dos títulos centrais na corrida aos próximos Óscares da Academia de Hollywood? Os responsáveis da Netflix dirão imediatamente que sim. Depois do impacto de Roma, de Alfonso Cuarón, que obteve três estatuetas douradas na cerimónia de 24 de fevereiro (incluindo melhor realização e melhor filme em língua estrangeira), a plataforma de streaming está a promover aquela que é a sua mais importante produção de 2019 para chegar ao prémio máximo: o Óscar de melhor filme do ano.

Mas será que, de acordo com o voto expresso pelo próprio Scorsese, O Irlandês vai poder ter um lançamento alargado nas salas de todo o mundo? Sempre muito parca em informações oficiais, a Netflix tem mantido um braço-de-ferro com os exibidores dos EUA, não aceitando a "janela" que as grandes cadeias de salas, como a AMC e a Cineplex, querem manter. Ou seja: exibirem o filme durante 90 dias antes de ser disponibilizado em streaming.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.